Todos os anos sai uma nova edição de Football Manager e todos os jogadores se encontram perante o mesmo dilema: que equipa vou treinar? Que desafios quero ultrapassar?
Este guia procura dar uma ajuda na resposta a essas questões, recomendando 3 equipas para treinar no Football Manager, explicando o porquê dessas escolhas e quais as maiores dificuldades e as maiores vantagens que vão encontrar ao comando de cada uma.
Equipas para treinar no Football Manager
1. Boca Juniors
O Boca é uma das maiores equipas da América do Sul, senão a maior.
Tem um estádio mítico, adeptos fervorosos e foi a casa de algumas das maiores figuras de sempre do futebol, incluindo Diego Armando Maradona.
Treinar o Boca e tentar ser o Rei das Américas é um desafio maravilhoso – o Independiente é o clube com mais Taças dos Libertadores de sempre, com 7, pelo que se quiserem tornar o Boca o maior clube da América do Sul, têm pela frente o desafio de vencer duas Libertadores e passar para a frente da lista.
A grande dificuldade do Boca é que a equipa é boa, mas envelhecida.
Salvio, Tevez, Isquierdoz ou Andrada são belíssimos jogadores, mas já numa idade avançada. A principal oposição vem do River Plate, que tem um plantel fortíssimo e um treinador super competente.
Se o objectivo for a Libertadores, vão encontrar os melhores clubes brasileiros no caminho e ter de descobrir como ser competitivo no campeonato e na competição continental.
Por outro lado, o talento que o Boca tem à disposição é bem maior do que o da grande maioria das equipas que vão defrontar.
A fase de grupos da Libertadores deve ser um passeio e só uma hecatombe os poderá colocar fora do top 3 no campeonato.
Apesar da idade avançada, o talento de jogadores como Tevez ou Salvio é enorme e serão decisivos na maioria dos jogos.
2. Red Bull Leipzig
Há duas hipóteses na Bundesliga:
1. Ou o jogador escolhe o Bayern e simplesmente faz um passeio no campeonato.
2. Ou escolhe um dos seus adversários e, apesar de ter pela frente um trabalho frustrante, tenta tornar-se no treinador que finalmente acaba com o domínio da equipa de Munique.
O Leipzig tem muita juventude, dinheiro e a ambição certa. Além disso nunca foi campeão alemão, pelo que se podem tornar instantaneamente uma lenda do clube.
Apesar de ter um bom plantel, o RB Leipzig tem um problema: a maioria dos seus jogadores têm características parecidas – velocidade, força – e pode ser complicado adotar um sistema de jogo que não explore estas potencialidades.
Para jogar de forma mais lenta, por exemplo, seria preciso mudar muitos, muitos jogadores.
A outra – óbvia – grande dificuldade é ter como adversário o Bayern Munique, que anda há quase dez anos a vencer a Bundesliga consecutivamente e que tem uma equipa extraordinária.
No entanto, se decidirem jogar de forma pressionante e rápida, então o Leipzig é a equipa perfeita para isso.
A defesa joga quase no meio-campo, com conforto, os médios são incansáveis e os avançados inteligentes.
Outra vantagem é terem um orçamento que permite fazer os ajustes necessários sem abdicar dos alvos preferenciais.
3. Qualquer equipa da MLS
O desafio de treinar na MLS é diferente de todos os outros.
As equipas têm restrições fortíssimas de orçamento, composição do plantel e a liga tem muitos jogos e é muito competitiva.
Há limitações ao número de jogadores estrangeiros que se pode ter, os ordenados que se pode oferecer também são limitados (por mais rico que o clube seja) e o formato de playoff pode fazer com que sejam a melhor equipa durante 90% da liga e, mesmo assim, não vençam. É um desafio muito diferente do habitual.
Por isso, as maiores dificuldades são mesmo as regras e a competitividade do campeonato.
Isto só a nível interno, porque a competição continental é disputada contra as melhores equipas do México e, acreditem, muito dificilmente serão favoritos.
A grande vantagem de treinar na MLS é conhecer um desafio diferente de todos os outros e crescer enquanto treinador de Football Manager.
Por haver tantas restrições, é preciso estar sempre concentrado na composição do plantel e encontrar vários esquemas táticos para poder usar durante os playoff, para não arriscarem a eliminação.
Quando saírem da MLS e voltarem a uma liga “normal”, confiem em nós – tudo o resto vai parecer muito mais fácil!