Um pouco por toda a Europa, as principais ligas nacionais estão a encaminhar-se para o seu final.
Embora ainda falte definir muita coisa, há um conjunto de clubes que marcaram esta época pela positiva, independentemente da posição final.
5 equipas de futebol que mais surpreenderam esta época:
1. West Ham United
Não interessa como esta história vai acabar: o West Ham United é a equipa-sensação desta época futebolística na Europa.
No ano passado, a 3 jornadas do fim, o West Ham estava em posição de descida na Premier League.
Eventualmente conseguiu fechar bem o campeonato e terminar 5 pontos acima da linha d’água.
Os adeptos protestavam, David Moyes parecia não ter condições para continuar e os melhores jogadores (Rice, Lanzini e Antonio) queriam bater com a porta.
Esta época o West Ham reforçou-se apenas com Benharama (vindo do Championship) e com Lingard, emprestado pelo United.
O resto é uma história fenomenal de futebol vitorioso e que faz com que o West Ham seja, neste momento, a segunda melhor equipa de Londres.
Está em posição de Champions League, venceu mais jogos que Liverpool, Arsenal e Tottenham e tem deixado os seus adeptos loucos de entusiasmo.
Quando todos esperavam uma luta pela manutenção, o West Ham United faz uma das melhores épocas de sempre do clube na Premier League. Impressionante.
2. Wolfsburgo
Depois de duas épocas em que o Wolfsburgo só se safou da descida de divisão no play-off de final de ano, os responsáveis decidiram mudar o projecto e apostar num perfil de jogador e treinador distinto do que tinham até 2018.
Sem grande alarido, o Wolfsburgo fez em 2019 e 2020 épocas tranquilas, em que terminou sempre na última posição de acesso à Liga Europa.
Esta época, a evolução do clube continuou e o clube apareceu no radar da maioria dos adeptos do futebol europeu.
A apenas 6 jornadas do final da Bundesliga, o Wolfsburgo está em 3º lugar e muito próximo de conseguir um lugar na próxima edição da Champions League.
A equipa cresceu com o comando de Glasner e há um conjunto de jogadores que não tardarão em dar o salto para clubes de topo europeu (Roussillon, Mbabu, Schlager, Bialek, entre outros).
3. Paços de Ferreira
Em Portugal, poderíamos argumentar que o Sporting é, de facto, a equipa mais surpreendente da época.
Ainda assim, os leões terminaram a época anterior numa nota bem positiva e o excelente início de Ruben Amorim deixava a esperança de que o Sporting conseguisse lutar pelo título.
Assim sendo, a equipa nacional mais surpreendente do ano é, inegavelmente, o Paços de Ferreira.
A equipa de Pepa até começou mal a época, com apenas 1 ponto nos primeiros 3 jogos, mas daí para cá tem sido um autêntico festival de bom futebol e bons resultados.
Venceu Porto, Braga, Guimarães e alguns dos melhores jogadores desta época na Liga NOS jogam mesmo na Mata Real – Douglas Tanque, Eustáquio, Bruno Costa ou Luther Singh têm sido destaques numa equipa que continua tranquilamente num 5º lugar do qual já não deve sair até ao fecho da cortina, conseguindo o apuramento para a Liga Europa.
4. Lille
O Lille tinha um dos projectos mais interessantes da Europa até este Verão.
O dinheiro de Lopez, um investidor espanhol, e o conhecimento de Luís Campos, um dos melhores directores desportivos do mundo, estavam a tornar o Lille numa das grandes equipas a seguir na próxima década.
De repente, surgiram as más notícias: o investimento ia diminuir drasticamente e o Lille teria de abandonar o caminho no qual estava.
A equipa que estava lentamente a ameaçar a cúpula do futebol francês parecia condenada à mediocridade. Só que não.
Pé ante pé, o Lille começou a surpreender tudo e todos quando passou de uma equipa com um ataque entusiasmante para uma equipa com uma defesa de betão.
À data deste artigo, a equipa de futebol sofreu apenas 22 golos em 35 jogos, um registo sem paralelo nos campeonatos do Big5.
Nem City, nem Bayern, nem Inter – ninguém sofre tão pouco.
Com apenas 3 derrotas (contra as 8 do PSG), o Lille continua em primeiro lugar quando só faltam 3 jogos para terminar o campeonato.
Neste momento, ninguém parece querer acreditar que a vitória no campeonato é mesmo possível, mas o Lille só depende de si próprio e tem aquilo que os campeões mais precisam: uma linha recuada intransponível. Vem aí choque?
5. Inter
O Inter de Milão é um dos maiores clubes de Itália e da Europa.
Não é propriamente um clube pequeno que está a jogar acima do esperado, mas ao fim de 10 anos de vitórias constantes da Juventus, seria sempre surpreendente que um clube reclamasse o topo da Serie A.
A época não começou muito bem para o Inter: ficou em último no seu grupo da Liga dos Campeões, só venceu 2 dos seus primeiros 5 jogos na Liga e muito se falou no despedimento do seu treinador, Antonio Conte.
Entretanto mudou o ano e o Inter tornou-se na equipa em melhor forma da Europa. A partir de 10 de Janeiro de 2021 venceu quase todos os jogos na liga Italiana.
Esta equipa de futebol apenas empatou um único jogo, frente à Udinese, e ainda em Janeiro.
Terminou campeão este fim-de-semana, à falta de 4 jornadas, numa época em que a Juventus pode nem sequer conseguir o apuramento para a Champions League.