Quem costuma jogar FIFA Ultimate Team já sabe o básico: os jogadores (cartas), jogam tanto melhor quanto melhores forem os seus stats.
A cada carta especial – seja pela performance durante o fim-de-semana, seja pela inclusão em diferentes promos – podemos esperar um upgrade de todos os stats, com melhorias nítidas na performance.
No entanto, há jogadores que são melhores que outros, no jogo, apesar de aparentemente terem cartas mais fracas. Porquê? Porque têm uma óptima pontuação nos stats que realmente interessam.
Quais são eles? Vamos a isso!
Stats a ter em conta no FIFA Ultimate Team
1. Composure/Compostura
Tens dois avançados exactamente com o mesmo valor de finalização, mas um marca todas as oportunidades que tem e o outro falha golos fáceis?
Tens dois defesas com stats defensivos semelhantes, mas um nunca compromete num 1 vs 1, enquanto o outro desaparece quando o Mbappé lhe aparece na frente?
A diferença é a compostura. Quanto maior a compostura num jogador, maior a sua calma e concentração. Nos atacantes isto faz com que o jogador não se assuste com a saída de um guarda-redes ou um cruzamento tenso.
Nos defesas, faz com que o jogador aguente a pressão do atacante até ao último segundo. Nos médios, evita que eles tenham tunnel vision no momento de colocar o avançado sozinho com o guarda-redes.
2. Aceleração/Acceleration
No FIFA, todos sabemos, a velocidade é rainha. É o que decide se uma carta é útil ou não.
É a razão pela qual Alex Teixeira é 50 vezes mais usado que Giroud, pese embora remate pior, seja muito menos capaz no passe e tenha menos força.
Nem toda a velocidade é igual, no entanto. O teu jogo vai mudar quando começares a privilegiar jogadores com mais aceleração do que velocidade de ponta.
Num jogo tão rápido como o FIFA, tão fechado junto das áreas, o que interessa mais é a velocidade com que um jogador parte para a corrida, e não a sua velocidade de ponta.
3. Reacções/Reactions
Chegas à linha, cruzas de forma tensa e o teu avançado não é capaz de esticar a perna para finalizar.
Na defesa, os teus centrais parecem estátuas sempre que o adversário remata. No meio-campo, perdes as segundas bolas. Sabes qual a razão? As reacções.
Um jogador com uma pontuação mais alta nas reacções vai, como indica o nome, ter reflexos mais rápidos em todas as situações.
Um avançado com um número muito alto neste stat vai tentar chegar a todos os cruzamentos; um defesa forte nas reacções vai bloquear automaticamente muitos mais remates.
O teu caminho para o sucesso no FIFA Ultimate Team passa muito pela tua capacidade de juntares uma equipa com altos índices neste stat.
4. Posicionamento/Positioning (no ataque) & Marcação/Defensive Awareness (na defesa)
Há jogadores que parecem, inevitavelmente, jogar muito acima do que o seu overall indica. Avançados que, inexplicavelmente, metem mais golos do que era suposto.
Defesas que parecem cheat codes, por mais lentos que sejam. Muito disto se deve ao seu posicionamento e marcação.
Um jogador com estes stats muito elevados vai compensar, por exemplo, a falta de velocidade e a finalização, ou o tackling.
Cartas com estes stats muito altos parecem sempre estar no sítio certo, sempre bastante envolvidos no jogo.
Daqueles tipos que tu não sabes bem como, mas passaste o jogo inteiro a vê-los “trabalhar” para a tua equipa.
5. Resistência/Stamina
A resistência, por si só, não faz de uma carta melhor que outra. Quando o jogo começa, a resistência pouco conta para os destinos da partida.
Só que um jogo tem 90 minutos, por vezes mais do que isso, e tu sofres invariavelmente o empate ou um golo da derrota perto do final.
A resistência define não só a capacidade para sprintar e chegar a uma bola, como afecta também outros indicadores como potência do remate e do passe, cabeceamento e, sobretudo, a capacidade de aceleração.
Das duas, uma: ou arranjas um banco de luxo, ou confias em jogadores que tenham pulmões para dar e vender.