No ocaso das carreiras de Cristiano Ronaldo e Messi, muito se fala dos futuros Bola de Ouro.
Há Mbappé, que até já é campeão do mundo e uma super-estrela. Há Foden, Greenwood, Félix ou Ansu Fati.
A questão é: mesmo num grupo recheado de jogadores brilhantes, alguém que não se chame Mbappé poderá chegar tão longe como Haaland?
Dificilmente.
Estes são 6 momentos ou stats que provam a grande valia de Erling Haaland.
1. Nove golos num jogo
Em 2019 a Noruega conseguiu apurar a sua seleção de sub-20 para o Mundial da categoria. No terceiro jogo do grupo, contra as Honduras, a Noruega venceu por 12-0. Haaland marcou 9 golos.
O feito é absolutamente incrível pelas mais variadas razões. Antes de mais, porque as Honduras não eram propriamente o Tahiti (também presente no torneio).
Depois, porque a seleção norueguesa não é das mais fortes do mundo (nem sequer passou a fase de grupos) e todas as atenções estavam concentradas em Haaland, então acabado de se transferir para o Salzburgo.
Haaland, que não marcou em nenhum outro jogo do torneio, conseguiu sair como Bota de Ouro do Mundial e bater todos os recordes de golos num jogo numa competição sancionada pela FIFA.
Naquele dia, o mundo passou a conhecer Haaland.
2. Golos na Champions
Uma boa forma de tentar perceber o quão longe um jogador pode chegar é olhar para a comparação com outras lendas do futebol quando estavam na mesma etapa da carreira.
Haaland fez 17 jogos na Champions League até à data deste artigo e marcou 21 golos. Foi o mais rápido a atingir os 20 golos.
Com os mesmos 17 jogos, Messi tinha marcado 6 golos. Ronaldo ainda nem sequer tinha marcado ao 17º jogo na Champions. Haaland já leva 21.
O mais impressionante é pensar que Haaland fez todos estes golos ao serviço do Salzburgo e Dortmund, ao passo que Mbappé, Ronaldo ou Messi o fizeram nos maiores clubes do mundo.
O rácio de golos por jogo é outra forma de o comparar aos melhores da Champions, mas aí Haaland também apresenta dados impressionantes: são 1.3 golos por jogo, superiores aos 0.8 de Messi, 0.77 de Lewandowski ou 0.76 de Ronaldo.
3. Golos nas Ligas
Haaland não aparece só para as grandes ocasiões.
No futebol de fim-de-semana o noruguês é igualmente temível. Na Áustria, onde esteve apenas meia época, fez 17 golos em 16 jogos.
Na Bundesliga fez, até esta data, 45 golos em 47 jogos, sendo que na Taça fez 7 golos em 6 partidas.
Ao todo, após deixar o Molde, Haaland fez 95 golos em 93 jogos nas competições internas na Áustria e Alemanha.
Nem que a média de golos baixe ligeiramente, se a carreira de Haaland prosseguir sem grandes lesões o norueguês arrisca-se a arrumar as botas com mais de 700 golos feitos.
4. O rácio porte físico/velocidade
Haaland é um portento físico. Tem 1,94m e 88kgs. Por comparação com outro portento, Ronaldo, o noruguês é ainda mais alto e mais pesado.
Não era suposto que fosse tão rápido, também!
Na época 20/21 da Bundesliga, foi Haaland quem registou o recorde de velocidade. Não foi Alphonso Davies ou Thuram, dois homens conhecidos por serem balas no campo. Haaland atingiu os 36.04 km/h num jogo contra o Estugarda.
Fez 60 metros em 6.64 segundos. O recorde do mundo da distância, feito por um atleta que só se dedica a tal feito, está nos 6.34 segundos.
Só Mbappé correu mais rápido durante a época passada e a diferença foi extraordinariamente pequena.
Não é suposto seres tão alto, tão forte e tão rápido, ao mesmo tempo. É injusto para os adversários.
5. O recorde mundial de atletismo
Haaland é forte, rápido e com uma força de remate que mete medo a qualquer guarda-redes. Mais alguma coisa?
Sim, o homem (?) também consegue saltar a níveis estratosféricos.
Aos 5 anos Haaland bateu o recorde do mundo do salto em altura para atletas da mesma idade. Saltou 1,63m acima do chão. Com 5 anos, quando a maioria de nós se sentia o SuperHomem só por conseguir saltar uns 25cm num dia bom.
Esse recorde ainda hoje se mantém como melhor marca mundial para um rapaz de 5 anos, é o quão incrível é o feito.
Passados 15 anos, Haaland ainda salta muitíssimo alto para um futebolista, tendo já ultrapassado a marca de Ronaldo e ganho a alcunha de Airling Haaland.
6. Os prémios
Os prémios não provam grande coisa, ou pelo menos não são fundamentais na comparação de carreira entre dois jogadores com estatísticas semelhantes. No entanto, são bons para se perceber se um jogador está a corresponder às expectativas criadas ou a ficar abaixo das mesmas.
Quando saiu da Noruega para jogar na Áustria as expectativas eram grandes. Na transição para a Bundesliga, eram ainda maiores. Haaland cumpriu-as todas; até as superou, na verdade.
Meia-época na Áustria chegou para levar o prémio de melhor jogador da liga.
Na primeira época de Bundesliga levou o prémio de melhor jogador da liga, para além de 3 prémios de jogador do mês. Foi o melhor avançado da Champions League 20-21 e entrou na equipa ideal da competição.
Foi Bota de Ouro da única competição internacional onde participou (Mundial Sub-20 de 2019).
Esperámos sempre muito de Erling Haaland e raríssimas são as vezes em que ele não excedeu essas mesmas expectativas.
Não tem o estilo mais apaixonante do mundo e a sua naturalidade dificilmente lhe permitirá títulos internacionais ao serviço da Noruega, mas Haaland pode muito bem acabar a carreira a pulverizar muitos recordes que hoje, na nossa inocência, julgamos intocáveis.