A final da maior competição de clubes da América do Sul está cada vez mais próxima, mas ainda há muito por disputar.
Há confrontos históricos, muito Brasil e algum sotaque português.
Descobre quais os favoritos a seguir em frente e qual o principal candidato a levantar o troféu na nossa antevisão dos quartos-de-final da Libertadores!
Athletico Paranaense vs Estudiantes
O Athletico Paranaense, treinado pelo antigo selecionador de Portugal Luiz Filipe Scolari, foi feliz e conseguiu carimbar a passagem à próxima fase com um golo ao cair do pano (90’) em terreno uruguaio, frente ao Libertad, do velho conhecido dos portugueses Óscar Cardozo (ex-SL Benfica).
O Furacão recebe agora o Estudiantes, que eliminou o Fortaleza. Os argentinos confirmaram mais uma vez que dentro de portas têm uma força extra, num jogo em que uma entrada forte dos mandantes e uma expulsão precoce no lado dos visitantes ditaram o desfecho daquele que seria um jogo de sentido único.
Prevê-se um duelo muito equilibrado, onde cada lance, cada corte ou cada passe poderá ser decisivo. As equipas deverão arriscar pouco e tentar fazer do fator casa o elemento decisivo a seu favor.
Ainda assim, pelos momentos díspares que atravessam, favoritismo para a turma brasileira, que apresenta uma maior estabilidade e também um nível de jogo superior.
Palmeiras vs Atlético Mineiro
Duelo 100% brasileiro, com algum toque português.
De um lado, Abel Ferreira e os seus pupilos, bicampeões em título; do outro, o conhecido Hulk (ex-FC Porto), que tentará fazer balançar as redes adversárias e dar mais um motivo de alegria à torcida alvinegra.
O Palmeiras chega a esta fase da temporada num registo extraordinário e apresenta provavelmente o melhor futebol na América do Sul. Com um plantel recheado de opções e de qualidade, o Verdão tem feito da vitória algo constante nas diferentes competições e é claramente um dos principais favoritos a erguer o troféu em outubro.
O Galo é também um dos pesos pesados do Brasileirão e chega a esta competição com o objetivo de repetir o feito de 2013. Apesar da enorme qualidade dos seus jogadores, o Atlético Mineiro tem parecido algo displicente no capítulo defensivo e poderá pagar caro por isso frente a uma equipa com tanto talento como o Palmeiras.
Apesar de a equipa mineira ter uma palavra a dizer, é difícil não acreditar na passagem do Palmeiras, que joga bem e tem o pedigree de campeão na competição.
Flamengo vs Corinthians
Outro duelo entre dois históricos brasileiros.
O Flamengo venceu e convenceu frente ao Tolima e apresenta-se no melhor momento da temporada, após a saída do treinador português Paulo Sousa.
O professor Dorival, novo treinador do Mengão, compreendeu as necessidades da equipa e tem potenciado as qualidades dos seus jogadores. A equipa parece ter recuperado a fome de vencer e tem disputado cada lance como nos tempos áureos de Jorge Jesus.
O Flamengo quer afirmar-se em grande plano e tem aqui um excelente duelo para o fazer.
O Corinthians de Vítor Pereira chega a esta fase após um teste bem mais difícil frente ao Boca Juniors, tendo sobrevivido ao embate nas grandes penalidades no sempre intimidante Bambonera, após empate a zero nas duas mãos.
Mesmo fustigado com lesões, o Timão tem conseguido manter-se competitivo em todas frentes e deverá ser uma dor de cabeça para o Mengão.
Ainda assim, o Flamengo tem mais qualidade individual e ainda se recorda do sabor da vitória final da competição, pelo que é o favorito a passar à próxima fase.
Velez Sarsfield vs Talleres Cordoba
À partida, este é talvez o jogo mais discreto do cartaz. Duelo argentino, este é mais um confronto com toque português.
Pedro Caixinha, treinador do Talleres Cordoba, conseguiu surpreender um Colón privado de Facundo Farias, jovem avançado apontado ao FC Porto.
Os pupilos do treinador português garantiram, assim, um feito inédito na história do clube, ao carimbarem a passagem aos quartos-de-final nesta competição.
É verdade que o registo da equipa não tem sido brilhante, mas a turma argentina tem aqui a oportunidade de reverter os maus resultados e de dar finalmente motivos de alegria aos seus adeptos.
O Velez Sarsfield chega, porém, com a confiança ao rubro, após ter eliminado um dos favoritos a vencer a competição: o River Plate de Enzo Fernández, recém-contratado pelo SL Benfica.
A equipa apresentou uma solidez defensiva surpreendente e dominou de tal forma o primeiro jogo que a vitória pela margem mínima teve um sabor a derrota.
Ainda assim, foi suficiente para carimbar a passagem aos quartos-de-final e é com o favoritismo do seu lado que poderão sonhar com a presença na próxima fase.
O favorito a levantar a Taça da Libertadores?
Dançar-se-á o samba após o final da maior competição sul-americana? As odds sugerem que sim. O Flamengo é cotado como o favorito a vencer a competição, seguido pelo Palmeiras e pelo Atlético MG.
O nosso palpite é que Abel Ferreira terá motivos para sorrir, ao concretizar o incrível feito de três conquistas consecutivas da Libertadores.
Até outubro tudo poderá mudar, mas o Palmeiras é claramente a equipa mais consistente, mais competente e com maior qualidade até ao momento e é a nossa aposta para erguer o troféu.