O ano de 2022 ainda agora começou e já nos apresenta 12 meses recheados de grandes eventos desportivos!
Neste artigo, mostramos-te o calendário desportivo de 2022 para que fiques atento a todos os eventos.
⚽ CAN – Taça Africana das Nações
9 de janeiro a 6 de fevereiro
A Taça Africana das Nações é uma daquelas competições mágicas que captam sempre a atenção dos verdadeiros fãs de futebol.
Para começar, é jogada em Janeiro, sendo a única competição desta magnitude que ocorre tão cedo na época futebolística.
Depois, o velho estereótipo da magia africana no futebol prova-se, vezes sem conta, verdadeiro.
A CAN é a competição continental com mais espaço para jogar, com mais dribles por jogo, com mais cor nas bancadas e nos equipamentos.
É uma remanescência de um futebol que parece ter ficado para trás, onde a alegria e o entretenimento ainda são o objectivo e os atletas não parecem máquinas de músculo e cálculos matemáticos.
A CAN 2022 é jogada nos Camarões e, pese embora tenha uma selecção claramente favorita, tem mais pretendentes ao trono do que normalmente acontece.
A Argélia é a atual campeã, vem de uma vitória na Taça Árabe e entre Mahrez, Slimani, Brahimi, Atal ou Benrahma é claramente o grupo mais talentoso da competição.
No grupo das selecções que podem vencer a competição há ainda o Egipto de Carlos Queiroz, o Senegal de Mané e Koulibaly, o Gana dos irmãos Awey e Thomas Partey e a Nigéria, que mesmo sem Osihmen consegue aparecer na competição com Ndidi, Chukuweze, Onyeka e Etebo.
De 9 de janeiro a 6 de fevereiro há muito para ver aqui!
🥌 Jogos Olímpicos de Inverno 2022
4 a 20 de fevereiro
Longe de serem dos preferidos dos portugueses, os desportos de inverno sempre tiveram um nicho de fãs, muito à conta também das suas transmissões televisivas que acontecem num dos canais de cabo mais conhecidos do país há pelo menos duas décadas.
Se fazes parte desse grupo, então certamente que os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 são dos eventos mais aguardados para ti no calendário desportivo deste ano.
Com mais de uma centena de eventos entre 7 desportos diferentes, a patinagem artística, o hóquei no gelo ou os saltos de esqui, são alguns dos destaques capazes de atrair fãs de todos os continentes.
O crescimento dos desportos radicais tem ajudado a criar cada vez mais estrelas e nomes como Mikaël Kingsbury ou Chloe Kim vão ter muitos holofotes apontados neste torneio.
Portugal também marca presença, com a comitiva nacional a ter neste momento três lugares assegurados. Vanina Guerrilot representará o país no esqui alpino, com uma vaga masculina ainda em disputa entre Manuel Ramos e Ricardo Brancal.
A fechar esta pequena mas valiosa equipa, José Cabeça faz a estreia na modalidade de Cross-Country.
Nós por cá? Estaremos de olhos postos no Curling!
🏉 Torneio das 6 Nações
5 de fevereiro a 19 de março
Uma das mais antigas provas internacionais no mundo do desporto, o torneio das 6 Nações em rugby volta a disputar-se este ano com a presença de 6 das principais seleções do mundo da modalidade.
Depois do País de Gales ter conquistado a edição de 2021, Inglaterra, França, Irlanda, Escócia e Itália vão procurar destronar os campeões, com os jogos a decorrerem ao longo de mais de um mês em estádios icónicos como o Stade de France ou o Estádio Olímpico de Roma.
🏈 Superbowl LVI
13 de fevereiro
Já não há qualquer debate à volta disto: o futebol americano faz parte da vida dos portugueses e aquilo que era um nicho de fãs, é cada vez mais um grupo de seguidores bem numeroso.
E num domingo por ano, esse grupo cresce exponencialmente, porque ninguém quer perder o Superbowl, o dia em que se consagra o grande campeão da época na NFL.
Depois da espectacular vitória dos Tampa Bay Buccaneers em 2021, comandados por um Tom Brady que aos 44 anos teima em continuar a quebrar recordes, esta época começou sem um claro favorito e com uma enorme expectativa para quem sairá vencedor.
Brady e os seus Buccaneers já têm lugar assegurado no playoff, tal como os Green Bay Packers de Aaron Rodgers.
Os Kansas City Chiefs do mítico treinador Andy Reid e de Patrick Mahomes completam o lote dos principais favoritos.
Aconteça o que acontecer, uma coisa já é certa: dia 13 de fevereiro vai ser mais um marco histórico para a NFL e o futebol americano.
🎾 Roland Garros
16 de maio a 5 de junho
Agora que está confirmada a ausência de Novak Djokovic do Open da Austrália, já não restam dúvidas: o primeiro grand slam do ano em que poderemos contar com o número um do mundo será o Roland Garros 2022.
Mas não será esse o único ponto de atração do torneio de ténis francês.
Esta poderá também ser a última participação de Rafael Nadal ou, pelo menos, a última vez em que o espanhol tenha uma real chance de conquistar o seu 14º título, consolidando ainda mais o seu recorde.
Por outro lado, será curioso ver se algum dos nomes da nova geração, como Danil Medvedev ou Stefanos Tsitsipas se conseguem impôr e acabar com a hegemonia de Djokovic e Nadal no French Open, tal como já conseguiram fazer no US Open e provavelmente, ainda que por circunstâncias de força maior, irá acontecer no Open da Austrália.
⚽ Final da Liga dos Campeões
28 de maio
A maior competição europeia de clubes tem final marcada desta edição para São Petersburgo, na Gazprom Arena.
A final da Champions é sempre um dos grandes eventos do ano, mas em 2022 pode ter emoção acrescida.
Com tantos nomes de peso ainda em prova, as possibilidades de uma final inédita e recheada de estrelas são enormes.
Ronaldo vs Messi? Improvável, com o estado atual do Manchester United, mas um sonho ainda possível.
Nova final inglesa, desta vez com um bombástico Manchester City x Liverpool? A final de sonho de grande parte dos ingleses.
O Chelsea ainda pode revalidar o título, o Bayern de Munique de Lewandoski volta a ser favorito e, claro, a chuva de estrelas do Paris Saint-Germain tem uma palavra muito importante nas contas.
Sporting e Benfica mantêm o sonho vivo para as cores nacionais, mas seria um feito histórico que qualquer um se apurasse.
A única certeza é que no dia 28 de maio vamos ser presenteados com mais um encontro de galáticos para decidir o campeão europeu de 2022.
🏀 NBA Finals
2 a 19 de junho
As finais da NBA já se tornaram numa das semanas mais importantes do ano para muitos amantes do basquetebol em Portugal, e este ano não fugirá à regra.
Depois de uma época 2020-21 em que os super-favoritos Brooklyn Nets e os defensores do título, Los Angeles Lakers, viram outras equipas a brilhar nos playoffs, este ano espera-se uma repetição da imprevisibilidade e emoção do último ano.
Os Nets voltam a ser os principais favoritos, especialmente agora que Kyrie Irving regressou – com algumas restrições – aos courts.
Mas entre uns Golden State Warriors a fazer uma época sensacional, os finalistas Phoenix Suns a jogar ainda melhor que o ano passado e os actuais campeões Milwaukee Bucks a contarem novamente com praticamente todo o plantel que conquistou o título, não faltam candidatos.
Depois há outsiders como os Clippers de Kawhi Leonard (quando regressar), os próprios Lakers ou Miami Heat como outras equipas a ter muito em conta.
As finais da NBA em 2022 prometem ser o culminar de uma grande época do melhor basquetebol do mundo!
🚴♂️ Volta à França
1 a 24 de julho
Nos últimos anos a Vuelta e o Giro de Itália têm ganho cada vez mais fãs dentro dos adeptos de ciclismo.
Seja pela sua dureza ou imprevisibilidade, estas provas têm garantido o maior espectáculo do ano nas grandes voltas de ciclismo.
Mas ainda assim, a expectativa maior de cada época continua reservada para o Tour de France. Este ano não será excepção.
A partida na Dinamarca traz uma novidade interessante e o regresso da calçada inspirada no Paris-Roubaix, na etapa 5, poderá servir de wild-card para os favoritos da geral menos preparados para este tipo de terreno.
O grande destaque, no entanto, vai para mais um ano de Alpes e Pirinéus, com um total de 5 chegadas ao alto.
Há ainda duas etapas de contra-relógio plano, com um prólogo na Dinamarca para arrancar e depois um contra-relógio de 40km na etapa 20, antes da chegada aos Champs Elysées.
A grande atração, no entanto, serão os corredores.
Conseguirá alguém bater o fenómeno Tadej Pogacar, depois deste ter dizimado a concorrência em 2021? Primoz Roglic, como em 2020, voltará a ser o grande rival, caso o azar não lhe bata novamente à porta (sofreu uma lesão em 2021).
Egan Bernal deverá regressar, depois da vitória inesperada de 2019 e do título no Giro em 2021, mas será que consegue fazer a diferença nas montanhas para compensar o tempo que irá certamente perder nos contra-relógios?
O lote de participantes ainda está por confirmar, mas a Volta à França 2022 promete pelo menos um dos duelos mais emocionantes da história!
⚽ Mundial de Futebol 2022
21 de novembro a 18 de dezembro
O Mundial de 2022 é das competições mais polémicas e que ao mesmo tempo mais expectativa gera desde…sempre?
A organização vai ficar a cargo do Qatar, numa decisão que levantou muitos sobrolhos por questões relacionadas com os Direitos Humanos.
Ainda assim, no outro lado da balança, temos tido o Qatar a organizar múltiplas competições internacionais na última década com bastante competência e brilho.
Não é, de todo, o local perfeito, mas quando a bola começar a rolar tudo isso será esquecido.
É o primeiro Mundial da História jogado no Inverno do Hemisfério Norte, também.
É estranho ver as competições pararem a meio da época para se jogar um Mundial, mas também aqui se pode argumentar que isso só vai beneficiar o espectáculo, porque os atletas estarão bem mais frescos fisicamente do que é costume.
Por último, há a questão da temperatura.
É verdade que se jogará no Inverno, mas mesmo o Inverno no Médio Oriente é uma estação sem chuva, com temperaturas a rondar os 30 graus e níveis de humidade quase insuportáveis para desporto de alto rendimento.
Relativamente à competição em si, ainda é cedo para se fazerem prognósticos.
O grupo de selecções que vão ao Mundial não está ainda fechado e os sorteios estão longe de serem feitos.
É óbvio que na competição que vai decorrer entre 21 de Novembro e 18 de Dezembro os candidatos crónicos voltarão a sê-lo, como o Brasil, Alemanha, França ou Argentina, mas há ainda uma enorme incógnita a pairar no ar: ou Portugal ou o actual campeão europeu (Itália) vão falhar a competição.