Instaurado em 2008, o Dia Internacional do Jogo Responsável tem sido marcado pela sua importância na difusão de informação e ferramentas para a prática do Jogo Responsável aos jogadores. Em 2026, associações como a EBGA ou a própria APAJO em Portugal, voltam a assinalar este dia com várias ações no contexto do jogo seguro.
Desde posts nas redes sociais, a banners nos sites ou até às comunicações directas, as operadoras licenciadas e legais voltam a liderar o mote pelo jogo como forma de diversão e com moderação.
A Solvede.pt, como maior casino online do país, assume a sua responsabilidade sobre o tema e continua a investir fortemente na comunicação de Jogo Responsável aos jogadores. Para além de ter várias ferramentas disponíveis para a prevenção no controlo dos hábitos de jogo, conta também com uma página de ajuda dedicada inteiramente a este tópico.
A importância do jogo como forma de diversão
A principal característica do conceito de Jogo Responsável é simplesmente o de encarar o jogo como uma forma de diversão e entretenimento, e nunca como um meio de obtenção de rendimentos ou modo de vida.
Por isso mesmo, a regra mais básica para começares a jogar de forma responsável é a definição dos teus próprios limites, tanto de tempo como de dinheiro gasto. Nunca deves jogar mais dinheiro do que aquele que podes perder e, igualmente importante, nunca deves jogar para recuperar as tuas perdas. Estes hábito tornam-se mais fáceis de seguir quando estás ciente dos teus limites.
E para te ajudar a pôr em prática estas regras, os operadores licenciados têm ferramentas indispensáveis ao teu dispor. Na página de Jogo Responsável da Solverde.pt, podes definir limites aos teus hábitos de jogo que vão desde o tempo ao dinheiro gasto para que possas assegurar que estás a jogar de forma responsável, sem teres de te focar nestas regras a cada sessão de jogo. Para além disto, tens também um inquérito de auto-avaliação que te ajuda a perceber se estás mesmo a jogar só por diversão.
A importância de escolher operadores legais
O jogo em casas legais continua, de resto, a ser um dos principais fatores para assegurar que os teus hábitos de jogo são protegidos. Este tipo de sites são os únicos regulados pelo SRIJ, entidade responsável por impor a transparência e conformidade com as regras a que os operadores licenciados são obrigados.
Se estás na dúvida sobre um determinado operador é ou não legal em Portugal, podes procurar a licença no fundo do site, ou consultar a lista de operadores licenciados pelo SRIJ .
Para além de ser responsável pelo cumprimento das obrigações de proteção do jogador por partes das entidades licenciadas para o jogo online em Portugal, o SRIJ garante também que os teus pagamentos são supervisionados, o que faz com que depositar e levantar em sites como a Solverde.pt seja mais rápido e seguro.

