O Euro 2020 (apesar de ser jogado em 2021, é essa a designação oficial) está quase a chegar e tem algumas diferenças face aos torneios anteriores!
Como a competição faz 60 anos e está na sua 16ª edição, a UEFA decidiu-se por uma edição comemorativa que vai ser disputada em vários países e estádios diferentes.
Vamos perceber os in and outs da coisa?
Quando acontece o Euro 2020?
Inicialmente previsto para 2020, o Europeu de futebol foi adiado para o Verão de 2021 por causa da pandemia.
Vai ter lugar de 11 de Junho a 11 de Julho.
A primeira jornada da fase de grupos vai jogar-se entre os dias 11 e 15 de Junho, a segunda acontecerá entre os dias 16 e 19 do mesmo mês e a terceira terá lugar entre 20 e 23 de Junho.
De 26 a 29 de Junho teremos os oitavos-de-final, com os quartos-de-final a decorrerem já em Julho, a 2 e 3 desse mês.
O torneio segue depois exclusivamente para Londres, onde teremos as meias-finais a 6 e 7 e a grande final no dia 11 de Julho, em Wembley.
Que cidades vão receber o Euro?
Esta edição do Euro vai decorrer em 11 países e 11 estádios distintos.
As equipas vão mover-se por toda a Europa, tendo como ponto mais ocidental a cidade de Glasgow e o ponto mais oriental a cidade de Baku.
A partir das meias-finais, o torneio muda-se inteiramente para Londres, até ser encontrado o vencedor.
Grupos do EURO 2020:
- Grupo A: disputou os seus jogos no Olímpico de Roma e no Olímpico de Baku, sendo que a Itália disputa assim todas as suas partidas em casa.
- Grupo B: vai ser disputado no Parken de Copenhaga e no Krestovsky Stadium em São Petersburgo, tendo por isso a Rússia a disputar todas as partidas em casa e a Dinamarca a ser selecção visitada em dois dos jogos.
- Grupo C: este grupo vai revezar-se entre a Arena Nationala de Bucareste e a Johan Cruyff em Amesterdão, com a Holanda a jogar todas as suas partidas em casa.
- Grupo D: o mais britânico de todos, o estádio de Wembley e o Hampden Park de Glasgow vão albergar todas as partidas, sendo que a Inglaterra fará 3 jogos na condição de visitada e a Escócia fará duas partidas na sua capital.
- Grupo E: vai dividir o Krestovsky Stadium de São Petersburgo com o Grupo B e terá ainda o La Cartuja, em Sevilha, para servir de estádio em todos os jogos da selecção espanhola.
- Grupo F: onde vai estar Portugal, e que vai disputar os seus jogos na Puskas Aréna de Budapeste (onde a Hungria jogará duas vezes) e o Allianz em Munique, onde a Alemanha fará todos os seus jogos.
Todos os estádios servirão de local de jogo nos oitavos e nos quartos de final, sendo que as 4 equipas restantes seguem depois até à capital inglesa para terminar o torneio e levantar a Taça.
Os jogos do Euro 2020 vão ter fãs no estádio?
Sim, ainda que com lógicas diferentes para cada recinto.
Os estádios com mais espectadores serão o de Baku, onde mais de 34 mil pessoas poderão ver as partidas e o de Budapeste, que estará na capacidade máxima, com quase 68 mil fãs a poder apoiar as equipas do Grupo F, onde estará Portugal.
Com menos espectadores teremos o Parken de Copenhaga e o Hampden Park de Glasgow, ambos a rondar os 12 mil.
O estádio de Wembley, que vai receber o final do torneio, vai estar limitado a 25% da sua capacidade e permitir pouco mais de 22 mil pessoas, embora ainda esteja a ser estudada uma solução que permita mais gente no seu interior para a fase final da competição.