Faltam apenas quatro Grandes Prémios para terminar a temporada de F1 de 2021 e tudo está ainda em aberto, numa das épocas mais sensacionais de que há memória.
Antes de irmos a contas e cenários possíveis e prováveis, vamos rever o que falta de temporada:
🏁 GP Brasil (com sprint race) a 14 de Novembro
🏁 GP Qatar a 21 de Novembro
🏁 GP Arábia Saudita a 5 de Dezembro
🏁 GP Abu Dhabi a 12 de Dezembro
Para quem pode ir o título de campeão mundial de pilotos?
Vamos começar pela mais recente novidade: depois do México, Bottas está oficialmente fora da corrida para Campeão do Mundo.
Aquilo que era teoria, agora é matemática – aconteça o que acontecer, apenas Max Verstappen e Lewis Hamilton podem ser campeões do mundo.
Max e Lewis estão separados por 19 pontos, pelo que se aplicam os seguintes cenários:
- Se Max vencer a sprint race do Brasil e 1 das 4 corridas, basta ao holandês terminar em 2º em todas as corridas restantes para ser campeão do mundo.
- Se Max vencer 2 das 4 corridas, é campeão do mundo se terminar pelo menos em 5º lugar nas outras 2.
- Se Max vencer 3 das 4 corridas, é campeão do mundo automaticamente.
- Se Lewis vencer as 4 corridas que faltam, é campeão do mundo.
- Se Lewis vencer as 3 corridas que faltam e a sprint race do Brasil, é campeão do mundo.
- Se Lewis vencer 2 das 4 corridas e Max terminar abaixo de 5º lugar nas mesmas, é campeão do mundo.
- Se Lewis vencer 1 das 4 corridas, só é campeão do Mundo se Max não vencer nenhuma e terminar abaixo de 5º nas restantes.
Na conjuntura atual, a vantagem vai para Max Verstappen na maioria dos cenários.
Ainda assim, são muitos cenários nesta equação e está tudo longe de estar decidido.
Tanto Lewis como Max podem ser campeões com apenas 1 corrida ganha até ao fim da época – ao mesmo tempo, Lewis pode até vencer 3 e não ser campeão.
Depois há que ter em conta o contexto. Olhando para os cenários, é fácil pensar que Max pode vencer uma corrida e depois fazer uma gestão que lhe permita ser campeão de forma mais ou menos tranquila.
A grande questão é que nas 4 corridas que faltam é a Mercedes quem tem o carro mais apropriado para cada um dos circuitos. A Red Bull leva vantagem nos circuitos urbanos e em altitude, mas não já não resta nenhuma pista assim.
Lewis Hamilton vencer todas as corridas que faltam não seria propriamente chocante.
Uma coisa é certa: se Max Verstappen não for campeão do mundo, torna-se o piloto com mais corridas ganhas sem ser campeão e conseguirá o feito de não ser campeão apesar de terminar com mais Grandes Prémios vencidos na época que o campeão.
Para quem pode ir o título de Mundial de Construtores?
Tal como o Mundial de Pilotos, o de Construtores é uma corrida a dois até ao fim – Red Bull e Mercedes.
Nenhuma outra equipa, em nenhum outro cenário, pode ser campeã.
Ora, os cenários aqui são bem mais complexos e nem vale a pena fazer contas. As equipas estão separadas por 1 ponto, neste momento, e isso é apenas o que se consegue numa volta mais rápida, por exemplo.
Teoricamente, com os circuitos em falta, a Mercedes tem vantagem, mas tudo dependerá da performance de Bottas e Checo Pérez como segundos pilotos das suas equipas.
O que sabemos é que a Mercedes dá muito mais importância a este título do que a Red Bull, pelo num cenário em que Max seja já campeão, a Mercedes continuará a fazer de tudo para vencer o Mundial de Construtores, incluindo paragens na penúltima volta para roubar pontos de volta mais rápida.
Mais interessante é a luta pelo 3º lugar e a luta pelo 5º lugar.
McLaren e Ferrari estão separadas por 13 pontos e não é de esperar que o pódio esteja fechado antes de Abu Dhabi, pelo que é das narrativas mais interessantes de seguir até ao fim da época.
No 5º lugar, Alpine e Alpha Tauri estão empatadas com 106 pontos. Aqui a pressão está toda do lado da Alpine, para quem nem este 5º lugar não seria propriamente uma vitória – apenas um mal menor.
No fundo da tabela, nada deve mudar. A única “vitória” possível aqui seria a Haas fazer pontos até ao fim da época, mas seria preciso um acontecimento extraordinário (uma corrida com abandonos em massa) para isso acontecer.
Que outras coisas faltam decidir na F1 2021?
Nas 4 corridas que faltam, ainda há algumas vitórias pessoais, aqui e ali, para conseguir.
O pódio do Mundial de Pilotos ainda não está fechado – Pérez e Bottas estão separados por 20 pontos, com vantagem para o finlandês.
Não muito atrás vem Lando Norris, que ainda pode perfeitamente chegar ao pódio do Mundial de Pilotos. Para os 3, seria significativo.
Para Bottas porque seria uma boa forma de se despedir da Mercedes; para Pérez porque a Red Bull finalmente teria encontrado – sem reservas – o companheiro ideal para Max; por fim, para Lando Norris, porque teríamos um pódio de pilotos de 3 equipas diferentes e um marco importantíssimo na curta carreira do piloto inglês.
Na Ferrari continua a luta muito particular entre os seus dois pilotos. Leclerc e Sainz chegam a esta reta final separados por apenas 8 pontos e será interessante ver quem sairá por cima no fim.
No México, os pilotos lutaram entre si, mas fizeram prevalecer um acordo pré-corrida – podem as coisas manter-se tão amigáveis até ao fim?
O prémio para piloto com mais ultrapassagens é um dos menos importantes, mas um dos mais carismáticos de todo o paddock.
Neste momento, Vettel e Alonso, dois veteraníssimos, estão empatados na quantidade de ultrapassagens feitas. Seria o sonho de todos os fãs que este prémio fosse decidido apenas em Abu Dhabi e, quem sabe, com uma ultrapassagem entre os dois.