Estamos a contar os dias para o GP Bahrain!
Os carros da F1 já voltaram à pista em semana de testes e, como sempre, há já múltiplas questões no ar.
O primeiro GP é quase sempre o mais antecipado da época e este ano não é excepção.
Vamos lá aos grandes temas para seguir com atenção quando os bólides se lançarem ao asfalto?
Pontos de interesse no GP Bahrain
1. Mercedes-AMG: há bluff ou problemas?
Houve múltiplos pontos de interesse no fim-de-semana de testes, mas nenhum deu tanto que falar como os problemas da Mercedes.
Com constantes ajustes nos monolugares, Bottas e Hamilton (especialmente o campeão mundial) tiveram imensas dificuldades para controlar o W12.
A Mercedes foi a equipa que fez menos voltas no período de testes, conseguiu apenas o terceiro melhor tempo (atrás de Mclaren e Red Bull) e por mais do que uma vez os seus pilotos perderam o controlo do carro.
Há, neste momento, duas grandes teorias dentro e fora do paddock:
- (1) ou a Mercedes-AMG não desenvolveu um carro tão fiável como nos últimos 7 anos, o que traria finalmente equilíbrio à F1;
- (2) ou a Mercedes decidiu fazer um enorme bluff, mostrando o mínimo possível do W12, não mostrando desenvolvimentos importantes.
Na época passada muito se falou de um equilíbrio nunca antes visto, mas ao fim de uns quantos minutos a sério, a Mercedes deu a conhecer ao mundo o sistema DAS e a época quase terminou mesmo antes de começar.
2. McLaren Racing: o paddock tem 3 grandes?
Este é um dos períodos mais excitantes das últimas décadas de F1.
A McLaren tem vindo a melhorar todos os anos e esta época promete deixar, definitivamente, o meio do pelotão para trás, tornando-se na terceira grande equipa (a par da Mercedes e Red Bull).
O carro da equipa, o MCL35M, portou-se bastante bem no período de testes. Inovações ao nível da aerodinâmica surpreenderam a concorrência e provaram-se valiosas para ganhar décimas de segundo face ao ano passado.
A juntar a isto, a equipa tem um dos pares mais excitantes de pilotos, com um Lando Norris mais experiente e Ricciardo a conduzir o melhor carro que o australiano já teve desde os seus tempos de Red Bull.
Com a Ferrari a tentar estabilizar, a Alpine sem ter demonstrado grande evolução e a Aston Martin a ficar vários furos abaixo do hype, a McLaren pode muito bem ser a melhor das restantes.
3. Aston Martin: o hype terá sido fortemente inflacionado?
A Aston Martin está de regresso à F1 e o falatório não podia ser maior, nem mais positivo.
Para começar, a equipa herdou os recursos da Racing Point (a grande surpresa da época passada).
Depois, foi buscar o múltiplo campeão mundial Sebastian Vettel para os comandos do seu carro.
Quando já se tornara uma das mais excitantes e populares equipas do pelotão, o design carro foi revelado e deixou todos os fãs a salivar, tendo cumprido todas as expectativas e mais algumas.
Não há como negar: o AMR21 é, provavelmente, o carro mais bonito da F1 em 2021.
O verde metalizado da Aston Martin é sensacional, fresco e com imensa classe. Infelizmente para a Aston Martin, a pintura do carro e os likes nas redes sociais dificilmente ajudam na pista – e aí os problemas foram sentidos nesta pré-época.
O AMR21 foi consistentemente dos carros mais lentos em pista – sim, mais lento que os Williams.
A juntar a isto, apresentou os mesmíssimos problemas da Mercedes, algo que não será alheio ao uso dos motores da marca alemã.
Vettel e Lance Stroll demonstraram dificuldades no controlo do monolugar, nunca pareceram confortáveis e o clima de festa deu origem à tristeza.
A ver vamos, neste fim-de-semana, se foi apenas um percalço numa época que se esperava fortíssima, ou um prenúncio de que o hype, desta vez, não foi justificado.