Todos os anos é a mesma coisa – sai o novo Football Manager e lá vamos nós rapidamente instalar o jogo para começar uma nova save que nos vai consumir a vida durante largos meses.
Inevitavelmente, sempre a mesma dúvida: que equipa vou treinar?
As escolhas são tantas e tão variadas que a tarefa de escolher uma equipa para liderar no jogo é assoberbante para qualquer um.
Há sempre quem escolha a equipa favorita, todos os anos, até se cansar.
Outros há que escolhem a equipa mais falada do momento (Newcastle, esta é para ti).
A maioria não sabe o que escolher entre tantas hipóteses, ainda assim.
Nós estamos cá para ajudar nessa tarefa e vamos aconselhar-te umas quantas equipas e explicar porque deves treiná-las nesta edição do Football Manager 2022.
Os desafios que te propomos são sobretudo culturais, de rivalidade local ou geográfica, com uma pitada de História pelo meio.
Fiorentina | Calcio Storico meets Calcio
A cidade de Florença, casa da Fiorentina, é conhecida em todo o mundo por praticar, todos os anos, um jogo de Calcio Storico, um desporto fenomenal que junta futebol e luta-livre sem qualquer tipo de regras.
Ora, a ligação entre clube e cidade é muito forte e um bom desafio no FM 22 seria pegar na Fiorentina e tentar atingir o máximo de sucesso possível para o clube respeitando essa mesma ligação.
Como?
Procurando jogadores com alto índice de trabalho e agressividade, para a maioria das posições.
Desta forma vais homenagear o Calcio Storico e agradar às gentes de Florença, que vibram com cada tackle e remate de longe num campo de futebol.
No fundo, é gerires a Fiorentina à Simeone – uma equipa compacta, agressiva, que nunca desiste do jogo e eventualmente atinge o sucesso frustrando muito os seus adversários.
Consegues ser o treinador que traz um título da Serie A para Florença, depois do último ser já de 1969?
Hearts ou Hibernian | A Ascensão de Edimburgo
Sabes há quantos anos há um título de campeão da Escócia que não seja entre a Rangers ou Celtic? Desde 1985, quando o Aberdeen foi campeão.
E sabes há quantos anos uma equipa de Edimburgo, a maior cidade escocesa, não é campeã? Desde 1960, quando o Hearts venceu a Premiership.
De lá para cá, só venceram equipas de Glasgow, Kilmarnock, Dundee e Aberdeen. Edimburgo não tem um campeão há 62 anos, numa estatística sem paralelo no futebol europeu.
Edimburgo é uma das cidades mais bonitas da Europa, tem uma enorme importância histórica e um grande amor pelo futebol, mas não tem um clube que consiga dar à cidade a alegria que ela merece.
Neste desafio, tens que treinar o Hearts ou o Hibernian, os dois maiores clubes de Edimburgo, e tentar colocar um ponto final nesta situação.
Se gostas de desafios complicados, este é provavelmente o mais complicado desta lista – é que nenhum dos dois clubes sequer fica em 2º lugar desde 2006, e o Rangers esteve nas divisões inferiores durante vários anos!
Anderlecht | Uma Bélgica Europeia
A Bélgica é o centro do projecto Europeu.
Bruxelas é a sede do Parlamento Europeu, a Bélgica é um dos países mais ricos e cosmopolitas do continente. O futebol belga é historicamente bom, com belíssimas equipas e jogadores em todas as eras.
No entanto, apesar de tudo isto, nunca uma equipa belga esteve no topo da Europa.
O maior sucesso europeu foi uma final da Taça UEFA (ex-Liga Europa) vencida pelo Anderlecht em 1984.
Na Champions League nunca houve sequer uma equipa belga a disputar uma final.
O teu desafio aqui é pegar numa equipa belga, preferencialmente o Anderlecht, por ser de Bruxelas, e levá-la ao topo do futebol europeu.
Não será fácil fazê-lo nas primeiras épocas, porque não há grandes fundos para transferências e a diferença de qualidade do plantel para os clubes de topo é considerável.
No entanto, se aproveitares bem as camadas jovens e procurares sobretudo transferências de futuros craques, podes muito bem levantar a orelhuda ali por volta de 2030.
Leverkusen | O clube perfeito para jogadores de Football Manager
Há vários tipos de jogadores de Football Manager e quase todos eles encaixam no desafio de treinar o Leverkusen nesta edição do jogo. Vamos lá a ver porquê.
Antes de mais, o grau de dificuldade é perfeito. Não é nada fácil ser campeão contra Bayern, Dortmund e Leipzig, mas também não são precisas 10 épocas para lá chegar.
A pressão para obter resultados também está no nível ideal – a direcção exige apuramento para a Liga dos Campeões durante vários anos e nada mais do que isso. Não ser campeão não coloca minimamente o lugar em risco.
O que nos leva a outra razão para os treinares.
O Leverkusen nunca foi campeão alemão, nunca. Nem com o país dividido em dois.
Estugarda, Wolfsburg, Werder Bremen, Hamburgo, Gladbach, Koln, Kaiserslautern… a lista de campeões alemães é enorme, mas não está lá o Leverkusen, um dos clubes mais míticos do país.
Se te tornares o primeiro treinador a conseguir este feito tens uma estátua à tua espera na porta da frente do estádio.