Depois do adiamento em 2020 e de alguma incerteza, discussão e até controvérsia gerada pela pandemia que vivemos, os Jogos Olímpicos 2020 vão mesmo avançar.
Sim, tal como o Euro, os Jogos Olímpicos em 2021, usam o ano para que estavam originalmente programados como nome oficial.
A partir de 23 de Julho e até 8 de Agosto, milhares de atletas de todo o mundo vão estar em Tóquio a competir na mais prestigiada competição de desporto do planeta.
Este ano há novas modalidades em prova, com a estreia de um dos favoritos da cultura urbana, o skateboarding, entre outras que já iremos abordar.
Como sempre, o maior foco estará, no entanto, nas provas de atletismo, nomeadamente nas de velocidade (100 e 200m), onde a suspensão da americana Sha’Carri Richardson já deu muito que falar, no torneio de ténis, onde Roger Federer, um dos atletas mais queridos de todos os tempos, se poderá despedir dos courts, ou na natação, onde a recordista Katie Ledecky procura voltar a fazer história e quem sabe sonhar em aproximar-se do recorde de medalhas de Michael Phelps.
Há muitos fatores que fazem dos Jogos Olímpicos de Tóquio dos mais antecipados da história.
Uma coisa é certa, este continua a ser o maior e mais fascinante evento desportivo do mundo e nós vamos contar-te tudo o que precisas de saber para desfrutar ao máximo dos 16 dias de competição.
Um pouco de história olímpica…
Antes de falarmos do evento deste ano, é importante mencionarmos a história dos Jogos e como é que se tornaram num dos eventos mais importantes não só a nível desportivo, mas também político, cultural e social.
A história dos Jogos Olímpicos remonta já à Grécia Antiga, há cerca de 3000 anos atrás.
Ainda sem este nome, já eram realizadas competições entre atletas na cidade de Olímpia, em honra a Zeus, o pai de todos os deuses.
A primeira prova de que há registo data de 776 a.C. e contou com 280 participantes. A partir desse evento, de 4 em 4 anos, milhares de pessoas viajavam de todas as regiões da Grécia até Olímpia para assistir à competição.
As modalidades foram aumentando ao longo dos anos, a duração também e os vencedores, que na altura recebiam uma coroa de oliveira e não medalhas, eram considerados como abençoados pelos deuses, ascendendo a um estatuto de heróis.
Com a conquista da Grécia pelo Império Romano, os jogos caíram rapidamente em decadência, tendo sido posto fim ao evento em 393 d.C, por ordem do imperador romano Teodósio I.
Foi então já em 1896, pelas mãos do barão francês Pierre de Coubertin que os Jogos Olímpicos da era moderna começaram a ser disputados.
Com uma vida dedicada ao desporto e ao exercício físico, foi após uma viagem a Olímpia que Coubertin decidiu propor a ideia de recuperar as Olimpíadas à União das Sociedades Francesas de Desportos Atléticos em Paris.
Coubertin pode então formar o Comité Olímpico Internacional que ainda hoje é o órgão dirigente dos Jogos Olímpicos.
Em Atenas, no ano de 1986, participaram 280 atletas, de 13 países diferentes, nos primeiros Jogos da era moderna. Desde então, só as guerras mundiais suspenderam a realização dos jogos, de 4 em 4 anos. Mas a política teve presente nos jogos de forma ativa, para além de passiva.
A Guerra Fria, levou ao boicote de 67 países aliados dos Estados Unidos em 1980 aos Jogos de Moscovo e, como resposta da Rússia, em 1984 foram 14 os países a ficar de fora dos Jogos de Los Angeles.
Em Berlim, em 1936, antes do estalar da Segunda Guerra Mundial, o afro-americano Jesse Owens inscreveu o seu nome para sempre na história, não só pelas quatro medalhas de ouro que ganhou, mas por reprovar enfaticamente a teoria de superioridade da raça ariana que Hitler queria demonstrar com os seus atletas.
Onde se realizam os Jogos Olímpicos de 2020?
A aldeia olímpica, situa-se, claro está, em Tóquio. Mas como é hábito, apesar de haver uma cidade central para os Jogos, onde estão os principais atletas e está localizado o estádio Olímpico, o evento expande-se à volta da área metropolitana de Tóquio.
O torneio de futebol, por exemplo, realizar-se-á em cidades como Yokohama, Saitama ou Sapporo, para além de Tóquio.
A baía da cidade, a sul da aldeia olímpica, é palco não só dos eventos aquáticos, como dos venues para o skate, o vólei ou o ténis, entre outros. E há ainda, um pouco mais afastados de Tóquio, o circuito de ciclismo Shizuoka ou o estádio de beisebol em Fukushima.
No total, de 23 de julho a 8 de agosto, serão 43 os espaços a acolher eventos nos Jogos Olímpicos 2020.
Onde ver os Jogos Olímpicos de Tóquio?
Como é habitual, em Portugal os Jogos serão transmitidos em sinal aberto pela RTP.
A transmissão será dividida entre a RTP 1 e RTP 2, contando desta vez também com a RTP Play a transmitir para plataforma digital.
Durante os dias dos jogos, a transmissão estará no ar na RTP 1 entre as 23h e as 6h do dia seguinte, com a RTP 2 a transmitir entre as 6h e o meio-dia.
Ambas as cerimónias, de abertura e encerramento, terão transmissão na RTP 1.
Quais são as novas modalidades nos Jogos Olímpicos?
Há 5 novas modalidades nos Jogos Olímpicos e são elas: o skate, o beisebol/softbol, o karaté, a escalada desportiva e o surf.
O skate é uma das atividades mais populares do mundo, praticada por jovens e adultos nos quatro cantos do planeta. É também, para muitos, mais que um desporto, um modo de vida e a sua inclusão nos Jogos foi encarada com alguma controvérsia.
Mas a verdade é que o skate como um desporto mainstream veio para ficar e, nesse aspeto, os Jogos podem ter um papel importante para dar a conhecer ainda mais o skate e ajudar à criação de infraestruturas para a prática do mesmo.
Em Tóquio, vão estar presentes as disciplinas de Park e Street, com ambas a contarem com uma fase de pré-eliminatórias e depois a grande final. Nomes como Nyjah Houston, Yuto Horigome, Pedro Barros, Leticia Bufoni ou o português Gustavo Ribeiro.
O beisebol e o softbol fazem o seu regresso após a retirada nos Jogos de 2012 e 2016.
Ambos os eventos são adições temporárias, não estando confirmados para 2024 e, muito provavelmente, fazendo aqui uma aparição fruto da popularidade do beisebol no Japão, onde se joga a segunda maior liga do mundo, a seguir à americana MLB.
Os homens jogarão o beisebol e as mulheres o softbol, com a nota importante de que jogadores ativos na MLB não podem competir pela equipa norte-americana.
O surf, tal como o skate, faz aqui a sua estreia e já tem presença confirmada em 2024.
É mais um desporto radical que para muitos representa um estilo de vida, mas neste caso a sua adição aos Jogos é bem vista por praticamente toda a comunidade que estará com os olhos postos em Tóquio para ver nomes como Gabriel Medina, Carissa Moore ou Kanoa Igarashi.
O karaté é outro desporto que aparece em Tóquio como estreante olímpico.
Com origem precisamente no Japão, esta arte marcial era há muito discutida para integrar os Jogos mas, ainda assim, é mais uma que não está confirmada em 2024.
Nos Jogos de 2020, estarão presentes a vertente de kata, onde os atletas são julgados pela sua técnica e kumite, que consiste num combate frente-a-frente.
A escalada desportiva é mais um desporto radical a estrear-se nos Jogos.
Em Tóquio, será disputada numa espécie de triatlo que combina as 3 principais disciplinas da escalada: a velocidade, o Boulder e a dificuldade (lead). O objetivo é atingir a menor pontuação combinada entre as três disciplinas.
Para além destes novos desportos, há ainda 15 novos eventos em desportos já existentes, como o principal destaque para o 3×3 no basquetebol ou o Freestyle em BMX.
Quais são os atletas portugueses a participar nos Jogos Olímpicos?
São 92 os atletas lusos e 17 modalidades desportivas presentes este ano em Tóquio à conquista de medalhas!
Os portugueses procuram nos Jogos Olímpicos 2020 melhorar a prestação de 2016, onde apenas uma medalha de Bronze foi conquistada, por Telma Monteiro, no Judo.
Esta é a lista de participantes e respetivas modalidades em que vamos estar à procura da glória olímpica:
🤾♂️ Andebol
Equipa Masculina: 14 atletas.
🏃♂️ Atletismo (Sprint e Slalom)
3 Atletas Masculinos: João Vieira (50 Km Marcha), Pedro Pichardo (Triplo Salto) e Francisco Belo (Lançamento do Peso).
9 Atletas Femininas: Carla Salomé Rocha, Sara Ribeiro e Sara Moreira (Maratona), Evelise Veiga e Patrícia Mamona (Triplo Salto), Liliana Cá (Lançamento do Disco), Auriol Dongmo (Lançamento do Peso), Ana Cabecinha (20 Km Marcha) e Cátia Azevedo (400 metros).
🛶 Canoagem
6 Atletas Masculinos: Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista, David Varela e Antoine Launay.
2 Atletas Femininas: Teresa Portela e Joana Vasconcelos.
🚴♀️ Ciclismo (Estrada, Pista e BTT)
2 Atletas Masculinos: João Almeida e Nelson Oliveira (Estrada).
2 Atletas Femininas: Maria Martins (Pista) e Raquel Queiroz (BTT).
🤸♀️ Ginástica (Artística e Trampolins)
1 Atleta Masculino: Diogo Abreu.
1 Atleta Feminina: Filipa Martins.
🐴 Hipismo
4 Atletas Masculinos: Rodrigo Torres, João Torrão e Duarte Nogueira.
2 Atletas Feminina: Maria Caetano e Luciana Diniz.
🥋 Judo
2 Atletas Masculinos: Jorge Fonseca (-100kg) e Anri Egutidze (-81).
6 Atletas Femininos: Bárbara Timo (-70kg), Catarina Costa (-48kg), Joana Ramos (-52kg), Patrícia Sampaio (-78kg), Rochele Nunes (+78kg) e Telma Monteiro (-57 kg).
🏊♂️ Natação
5 Atletas Masculinos: Gabriel Lopes e Alexis Santos (200 metros estilos), José Paulo Lopes (800 metros livres), Francisco Santos (200 metros costas) e Tiago Campos (águas abertas).
4 Atletas Femininas: Tamila Holub (1.500 metros livres e 800 metros livres), Diana Durães (1500 metros livres), Ana Catarina Monteiro (200 metros mariposa) e Angélica André (águas abertas).
🚣♂️ Remo
2 Atletas Masculinos: Pedro Fraga e Afonso Costa (Double Scull).
🛹 Skate
1 Atleta Masculino: Gustavo Ribeiro (Street).
🏄♂️ Surf
1 Atleta Masculino: Frederico Morais.
2 Atletas Femininas: Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira.
🥋 Taekwondo
1 Atleta Masculino: Rui Bragança (-58 kg).
🎾 Ténis
2 Atletas Masculinos: João Sousa e Pedro Sousa.
🏓 Ténis de mesa
3 Atletas Masculinos: Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Monteiro.
2 Atletas Femininas: Fu Yu e Shao Jieni.
🏹 Tiro com Arma
1 Atleta Masculino: João Paulo Azevedo (Fosso Olímpico).
⏱ Triatlo
3 Atletas Masculinos: João Silva e João Pereira.
1 Atleta Feminina: Melanie Santos.
⛵ Vela
4 Atletas Masculinos: Jorge Lima e José Costa (49er), Diogo Costa e Pedro Costa (470).
1 Atleta Feminina: Carolina João (Laser Radial).
Os Atletas em maior destaque nos Jogos Olímpicos 2020:
Os Jogos têm sido, durante a era moderna, palco e berço de super-estrelas do desporto Mundial.
Recentemente, nomes como Usain Bolt, Michael Phelps ou Simone Biles fizeram história nas olimpíadas e a sua popularidade disparou, cimentando para sempre um lugar no desporto e cultura mundial.
Em Tóquio, volta a existir uma expectativa de vermos nomes inesperados catapultarem-se para o estrelato e arrebatarem as atenções dos fãs do desporto mundial.
Ainda antes disso acontecer, o mundo está de olhos postos em Tóquio com particular interesse nestes atletas:
- Katie Ledecky (E.U.A.) – Favorita a várias medalhas na Natação e talvez a única pessoa que pode sonhar um dia alcançar Michael Phelps.
- Naomi Osaka (Japão) – A tenista japonesa é já uma das maiores estrelas do desporto mundial. Depois de se retirar temporariamente do circuito por questões de saúde mental, a jogar em casa, todos esperam que supere essa pressão: e nós também, ou não a tivéssemos apontado como uma das melhores jogadoras sobre pressão no ténis mundial.
- Eliud Kipchoge (Quénia) – O maratonista tornou-se uma lenda do desporto ao ser o primeiro a correr a maratona em menos de duas horas. Agora é o favorito a revalidar o título que conquistou em 2016 e candidato a novo recorde Olímpico.
- Kevin Durant (E.U.A.) – Um dos melhores jogadores de basquetebol do mundo e melhor marcador em 2016, procura aqui conquistar a sua terceira medalha de Ouro.
- Simon Blies (E.U.A.) – A ginasta norte-americana tornou-se um fenómeno nos Jogos do Rio em 2016 com quatro medalhas de ouro e procura em Tóquio repetir a proeza.
- Armand Duplantis (Suécia) – O jovem sueco já é uma lenda do atletismo aos 21 anos. Em 2020 bateu o recorde do mundo do Salto com Vara que pertencia a Sergey Bubka desde 1994 e parecia imbatível até à chegada de Duplantis. Serão os seus primeiros Jogos.
O Calendário dos Jogos Olímpicos 2020
Como sabes, os Jogos Olímpicos é um evento à escala mundial. Portanto, os atletas e também modalidades desportivas que participam no evento são imensas.
São duas semanas de muita informação, emoções e acontecimentos a cada hora.
E por vezes, a missão de encontrar o tal desporto ou acompanhar o nosso atleta favorito pode ser uma frustração.
Não procures mais! Este calendário vai ajudar-te nessa missão.