Os Jogos Olímpicos de Inverno sempre foram o parente pobre do universo Olímpico, pelo menos nos países que não têm uma tradição em desportos de inverno como é, claro está, o caso de Portugal.
Nos últimos anos, no entanto, o paradigma tem-se alterado e os Jogos de Inverno são cada vez mais populares. Muito disto é culpa das redes sociais que ajudaram a expandir horizontes, através da difusão de momentos chave, vídeos épicos e, claro, aproximação às maiores personalidades dos desportos de inverno.
Em 2022, não vão faltar olhos postos nos melhores atletas de desportos de Inverno do mundo. E para te ajudar, nós trazemos-te um guia rápido para os Jogos Olímpicos de Pequim 2022.
Onde é que se realizam os Jogos Olímpicos de Inverno 2022?
A edição deste ano terá lugar em Pequim, na China. De 4 a 20 de fevereiro, os melhores atletas de inverno do mundo vão ter base assente na capital chinesa, e dividir-se pela mesma e pelas regiões de Yanqing e Zhangjiakou.
Pequim será palco dos eventos de pavilhão, como patinagem e hóquei no gelo, enquanto Yanqing assume eventos como o popular bobsleigh. Já Zhangjiakou, famosa estância de esqui, recebe eventos como snowboard ou esqui alpino.
Quantos eventos há nos Jogos Olímpicos de Inverno?
Em 2022, os eventos dividem-se em 7 desportos e um total de 15 disciplinas. São elas o esqui alpino, o biatlo, o bobsleigh, o esqui cross-country, o curling, a patinagem artística, a patinagem livre, o esqui freestyle, o hóquei no gelo, o combinado nórdico, o skeleton, os saltos de esqui, o snowboard e a patinagem de velocidade.
No total são 109 eventos, masculinos, femininos e até de categoria mista.
Há portugueses a participar nos Jogos de Pequim 2022?
Diz-se que há sempre um português em todo o lado, e os Jogos Olímpicos de Inverno deste ano não são excepção.
Na nossa nona participação nos jogos, a comitiva portuguesa conta com 3 elementos: a Vanina Guerrillot no esqui alpino, o José Cabeça no esqui cross-country e o Ricardo Brancal no esqui alpino.
Os atletas portugueses não prometem medalhas, mas estão já de parabéns pelo cumprimento de um sonho, sendo esta a primeira participação de todos nos Jogos Olímpicos.
Quais os desportos em destaque?
A resposta a esta pergunta varia de pessoa para pessoa, sendo que o mais democrático a dizer é que todos os eventos têm o seu charme e características muito próprias. Desde os mais familiares como o Hóquei no Gelo ou a Patinagem Artística, aos mais estranhos como o Curling ou o Biatlo (os esquiadores fazem tiro ao alvo a meio das provas…) ou aos mais emocionantes e radicais como os saltos de esqui ou o snowboard.
Por cá, já documentámos a nossa paixão pelo potencial de conteúdo digital do Curling. Os saltos de esqui são talvez o mais próximo de voar – sem ajuda de máquinas – que um mortal vai estar. O hóquei no gelo, para além do desporto em si, costuma ter uma forte componente política e de rivalidade que dá uns pontos extra à competição. E há algo mais emocionante que ver pessoas deitadas num carrinho a mais de 150km/h? O bobsleigh é simplesmente espetacular.
E quais as maiores estrelas dos Jogos Olímpicos de Inverno?
Quem faz o sucesso de cada desporto, muitas vezes, são os atletas. Os desportos de inverno não são exceção e, se estão a começar a ver estas modalidades pela primeira vez, porque não focar atenções nas grandes estrelas?
Entre os atuais campeões e atletas que já deixaram o seu cunho na história dos jogos, destacam-se nomes como Mikaela Shiffrin (3 medalhas na carreira de esqui alpino), o patinador artístico Hanyū Yuzuru (medalha de ouro em 2014 e 2018) ou Ireen Wüst na patinagem de velocidade (11 medalhas na carreira, 5 de ouro!).
A equipa de hóquei canadiana, grande favorita no masculino e feminino e vencedora de 2 dos últimos 3 títulos, vai tentar recuperar o ouro que lhes fugiu, em homens e mulheres, em 2018, naquela que será certamente uma jornada emocionante de acompanhar.
E claro, não podíamos deixar de mencionar as grandes estrelas da modalidade de Snowboard, o veterano Shaun White e a sensação de 2018, Chloe Kim.
White é provavelmente o atleta de desportos de inverno mais famoso de sempre, tendo emprestado a sua cara e nome a inúmeras marcas conhecidas e inclusive tendo o seu próprio videojogo. Em Pequim vai em busca do seu 5º ouro, naquela que será provavelmente a última participação do atleta americano de 35 anos.
Chloe Kim, por sua vez, é uma verdadeira superestrela da geração Z, com tudo o que isso acarreta. Estreou-se de forma sensacional nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, ao conquistar o ouro com apenas 17 anos. Teve problemas em lidar com a pressão, mas não tem tido problemas em falar disso mesmo abertamente, tentando contrariar estigmas em relação à saúde mental e referindo que em 2022, quer ganhar “à sua maneira”. É favorita ao ouro e uma das personalidades mais apaixonantes a marcar presença nestes Jogos Olímpicos de Pequim 2022.
E onde é que posso ver os Jogos Olímpicos de Inverno 2022?
Em Portugal, os jogos têm transmissão assegurada na Eurosport, até ao dia 20 de fevereiro.