Está aí o mata-mata. A hora das decisões. A fase a eliminar da liga milionária!
Este é o teu guia rápido com tudo o que precisas de saber sobre os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Sporting vs Man City
Sporting e City encontram-se nos oitavos da Champions, numa eliminatória que é, no papel, a mais desequilibrada desta fase. Não é que o Sporting seja uma equipa mediana (não é) ou que seja mal treinada (longe disso), mas o City está a fazer uma época extraordinária e é uma máquina muito bem oleada.
Depois da caminhada da fase de grupos, em que vergou o Dortmund, o Sporting teria reais expectativas de poder ir longe nesta competição, a menos que apanhasse pela frente um tubarão futebolístico.
Quer isto dizer que não há esperança em Alvalade? Não.
O City de Guardiola já foi eliminado da Champions por Monaco e Lyon, por exemplo, mas mesmo aí estamos a falar de contextos diferentes e fases mais adiantadas da competição. Para que algo semelhante acontecesse, seria necessário o melhor Sporting encontrar a pior versão do City. É, porventura, a única forma dos leões terem um outcome positivo.
Prognóstico: Manchester City
Real Madrid vs PSG
Não era possível, no dia do sorteio, ter um jogo mais forte do que este para os oitavos-de-final. Não só Real e PSG são duas das equipas mais fortes da Europa, como as tensões entre os dois clubes estão no máximo, culpa do namoro dos madridistas a Mbappé.
É uma eliminatória extremamente equilibrada, porque as duas equipas são quase o espelho uma da outra. Ambas comandam as respetivas ligas, mas sem especial brilho. Foram as duas eliminadas das taças. Ambas têm plantéis extraordinários, mas parecem mais concentradas em 2023 do que propriamente nesta época.
O PSG tem ligeiro favoritismo por causa do trio Messi, Neymar e Mbappé. São jogadores capazes de decidir qualquer jogo, em qualquer altura. É verdade que o Real tem também Benzema e Vini Jr, para além de maior estabilidade no banco, mas não tem estado nos seus melhores dias em 2022 e essa pode ser a grande diferença para a eliminatória.
Será sempre uma eliminatória que pode cair para qualquer lado, mas é impossível negar que o talento ofensivo dos parisienses os torna favoritos, no papel.
Prognóstico: PSG
Inter vs Liverpool
É bom ver o Inter de regresso aos grandes momentos de decisão na Champions League. A equipa de Inzaghi conseguiu este ano o que Conte não havia conseguido na época passada – chegar à fase a eliminar.
O problema é que do outro lado está uma equipa que nunca compromete as suas aspirações nesta fase da época e está ainda mais forte, com as adições de Luís Diaz e o momento de forma de Diogo Jota, Salah e Mané.
Não é uma situação exatamente igual à da eliminatória de Sporting e City, mas qualquer interista admitirá que seria difícil ter saído um adversário mais difícil no sorteio destes oitavos.
O Inter tem talento, organização e estará altamente motivado, mas dificilmente terá plantel para continuar a segurar a liderança na Serie A e ainda disputar uma eliminatória tão complicada como esta.
Prognóstico: Liverpool
RB Salzburgo vs Bayern Munique
Aconteça o que acontecer, o Salzburgo já ganhou nesta edição da Champions League. Os austríacos chegam pela primeira vez aos oitavos-de-final e demonstram que o projeto está cada vez mais saudável e num crescimento assinalável.
O RB Salzburgo será sempre competitivo e agradável de se ver, pela velocidade e verticalidade que impõem ao seu jogo. Depois de “darem” ao mundo Haaland, Mané e Keita, entre outros, será também uma excelente oportunidade para vermos os craques do futuro em ação.
O único problema é que o adversário é um Bayern Munique que, como sabemos, não falha quando não é suposto falhar. Os bávaros têm provavelmente o plantel mais completo do mundo, são treinados por um dos melhores técnicos do mundo e têm uma mentalidade inigualável.
Não deverá ser aqui que o Bayern cai na Champions League – se é que vai cair até à Final.
Prognóstico: Bayern Munique
Chelsea vs Lille
A grande dúvida para esta eliminatória é que equipas vão aparecer a jogo.
O Chelsea vai aparecer com instinto assassino, ou vai demonstrar as mesmas doses de desconcentração do Campeonato do Mundo de Clubes e de algumas jornadas da Premier League?
E que Lille vai a jogo? O que o ano passado surpreendeu tudo e todos e foi campeão, ou o que este ano tem entrado em campo sem imaginação, vontade ou talento?
Independentemente do estado anímico das equipas, há duas coisas que são inegáveis: (1) o plantel do Chelsea é infinitamente mais talentoso e melhor trabalho que o do Lille e (2) os franceses venderam, em Janeiro, as suas principais estrelas à exceção de Renato Sanches.
É muito difícil imaginar outro cenário que não seja um em que o Chelsea passa sem dificuldades à próxima fase.
Prognóstico: Chelsea
Villarreal vs Juventus
Se há eliminatória com enorme potencial para produzir uma surpresa é esta.
A Juventus está no seu melhor momento da época. Allegri parece finalmente estar a ser capaz de confiar num conjunto de jogadores para voltar ao topo do futebol italiano e a adição de Vlahovic só torna os bianconero ainda mais fortes. Ainda não é a Juventus que dominou uma década de Serie A, mas já está bem mais perto disso.
Do outro lado, no entanto, há um Villarreal que venceu a Liga Europa na época passada e tem um treinador (Emery) que nasceu para estas eliminatórias. Os espanhóis vivem o seu melhor momento dos últimos 15 anos e juntaram Lo Celso a uma equipa que já estava a um nível muito alto.
Tudo pesado numa balança, esta será uma eliminatória para decidir até ao último minuto.
Prognóstico: Villarreal, mas por muito, muito pouco.
Atl. Madrid vs Manchester United
Perdoem-nos a linguagem, mas este é um confronto entre “duas casas a arder”. Simeone nunca foi tão contestado no Atleti como esta época e o Manchester United conseguiu adicionar Ronaldo e Varane a uma equipa já boa, mas não tem estabilidade no banco, está a lidar com um enorme problema (Greenwood) e parece pouco capaz de produzir bons momentos futebolísticos este ano.
O United tem Ronaldo – e já vimos em Madrid e Turim como isso pode tornar um jogo perdido numa eliminatória ganha. O Atleti, no entanto, tem uma equipa bem mais equilibrada, bem mais experiência no plantel actual e um estilo perfeito para jogos a eliminar. Mesmo quando o Atlético não ganha – e não tem ganho várias vezes este ano – torna o jogo muito difícil e irritante para o adversário.
É justamente isso que o Manchester United parece incapaz de contrariar.
Prognóstico: Atlético Madrid
Benfica vs Ajax
Uma eliminatória que já parecia complicada aquando do sorteio, tornou-se ainda mais difícil com os acontecimentos dos últimos meses.
O Ajax continua a trucidar adversários na Eredivisie e fez um grupo perfeito contra Besiktas, Sporting e Dortmund, com 6 vitórias em 6 jogos.
O Benfica chegou aqui eliminando o Barcelona, sim, mas nunca pareceu especialmente forte e entretanto despediu o treinador, foi eliminado da Taça e ficou longe do topo da classificação na Liga Portugal.
Há no Benfica jogadores capazes de assegurar a passagem aos quartos-de-final? Claro que sim. Apesar dos contratempos desta época, estamos a falar de uma equipa habituada a estas fases e capaz de disputar a eliminatória.
O problema é que o Ajax é provavelmente uma das equipas melhor treinadas no mundo, porTen Haag, e como se viu nos jogos frente ao Sporting, pode ser demasiado forte para um Benfica que não está propriamente no seu melhor momento.
Prognóstico: Ajax