Arrancou a fase de grupos da maior competição de clubes do mundo e a Solverde.pt apresenta-te os principais destaques da primeira jornada!
🔝 A melhor exibição: Sporting CP
Não só pelo resultado, mas sobretudo pela exibição, o Sporting CP merece o destaque.
Do ponto de vista tático, os leões demonstraram uma maturidade assinalável. Tal como Ruben Amorim referiu na antevisão do encontro, era necessário controlar dentro do possível o ritmo do jogo e foi precisamente isso que foi feito na primeira parte.
Na segunda metade, a turma verde e branca assumiu riscos e soube ser letal: com Marcus Edwards em grande plano (com um golo e uma assistência), o Sporting matou o jogo com dois golos em dois minutos, com o recém-entrado Nuno Santos a fechar o jogo com um golo aos 83’.
O carimbo do jogo foi a primeira vitória leonina em solo alemão e três primeiros pontos importantíssimos nas contas do grupo. Um bom presságio para o futuro dos leões no maior palco da Europa!
🏅 O MVP: Robert Lewandowski
O hat-trick é um bom cartão de visita para a exibição de Lewandowski, mas o polaco também poderia ter saído de Camp Nou com mais uma assistência de outro mundo no seu registo.
É verdade que o adversário do Barcelona FC não é o mais temível e que, à partida, se esperavam algumas facilidades para a turma blaugrana, mas o camisola ‘9’ mostrou mais uma vez o porquê de ser um dos melhores avançados da atualidade.
Se no seu segundo golo Lewandowski demonstra aptidão para atacar o espaço, o primeiro e terceiro golos são a prova de uma capacidade de finalização ao alcance de poucos.
Uma exibição nota 10 para o polaco, que se tornou no primeiro jogador da História da competição a conseguir pelo menos um hat-trick por três equipas diferentes.
⚽ O melhor golo: Alejandro Grimaldo
Um golo digno de Puskás! Os 23 metros de distância da baliza não foram suficientes para intimidar Grimaldo e o lateral espanhol carimbou aquele que será certamente eleito o golo da jornada: um autêntico míssil de alta precisão que desferiu para as redes da baliza do topo sul, defendida por Cohen.
O golaço do número ‘3’ seria a sentença final de um jogo controlado pelos encarnados, que saíram da Luz com 3 pontos “obrigatórios” face ao adversário teoricamente mais acessível do grupo.
🔻 A desilusão: Liverpool FC
Não foi uma boa jornada para as equipas inglesas (com exceção do Manchester City), com o Chelsea FC a ser surpreendido pelo Dínamo Zagreb e com o Liverpool a ser goleado pelo Nápoles.
Há que salientar a excelente exibição da turma napolitana, com o mágico Kvaratskhelia a fazer o que quis de Alexander-Arnold, junto de Zielinski e Lobotka em grande plano. No entanto, os Reds voltaram a mostrar que estão muito abaixo daquilo a que habituaram os seus adeptos nos últimos anos.
Numa goleada de 4-1 que não foi dilatada por força de um penalty defendido por Alisson e de um corte providencial de Van Djik sobre a linha, o Liverpool está forçado a dar resposta já no próximo jogo.
⭐ O momento da jornada: promessa cumprida por Gio Simeone
Talvez tenha passado despercebido pela maioria dos adeptos, mas Gio Simeone concretizou um momento especial na partida frente ao Liverpool.
Contra a vontade dos seus pais, o avançado do Nápoles fez uma tatuagem aos 13 anos com o logotipo da Champions League e prometeu que, se um dia marcasse um golo na Champions, iria beijar a tatuagem. Ontem, com 27 anos, fê-lo na sua estreia na prova europeia. Promessa cumprida!