Os jogos em formato battle royale vieram para ficar!
A base de todos eles é simples: és lançado num mapa com mais jogadores (que podem ser desde 20 até 150, dependendo do jogo) e, sozinho ou em equipa, tentas ser o último a sobreviver.
Uma espécie de last man standing num mapa que, à medida que passa o tempo, vai ficando cada vez mais curto, para impedir que os jogadores se escondam e provocar confronto constante e rápido.
Esta é uma lista com alguns dos melhores jogos em formato battle royale que existem no mercado. Vamos a isso?
5 jogos em formato battle royale:
PUBG
Plataformas: PC, Playstation 4, Xbox One, Android e iOS
Pensado pelo criador do ARMA 3, PUBG é considerado o primeiro dos jogos battle royale da nova vaga e, portanto, reúne os elementos básicos que todos os outros têm.
Podes jogar sozinho ou em equipas de até 4 jogadores. Em cada mapa, 100 jogadores lutam por ser os últimos sobreviventes.
De snipers a jogadores mais agressivos no movimento, há de tudo em PUBG.
É um meio termo entre o realismo de um Call Of Duty e o lado mais cartoon de um Fortnite.
Fortnite
Plataformas: PC, MacOS, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iOS
É dos jogos com maior base de jogadores de todos os tempos e, provavelmente, o rei dos jogos battle royale.
O combate é menos realista do que qualquer um dos concorrentes, mas os visuais que parecem saídos de uma banda-desenhada, os constantes updates com figuras da cultura pop e a capacidade de juntar recursos e construir estruturas de apoio à luta fazem de Fortnite um dos jogos mais populares de sempre.
Call of Duty: Warzone
Plataformas: PC, Playstation 4, Xbox One
A premissa é simples: os criadores pegaram no Call of Duty, o shooter mais popular da última década, e transformaram-no num battle royale com um mapa gigante onde os jogadores procuram armas e outros recursos de combate até que só reste uma equipa/jogador no círculo final.
Warzone não é, nem tenta ser, colorido ou juvenil.
É um shooter puro e duro, mas em formato battle royale.
Apex Legends
Plataformas: PC, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch
Um caso muito sério de sucesso a todos os níveis.
É óptimo para o jogador casual, mas também indicado para o profissional que quer fazer de e-sports a sua vida.
Junta elementos de sci-fi com outros mais realistas, o que lhe permite apelar aos que gostam de Fortnite, mas também aos que não querem largar Call of Duty.
Ainda mais que o PUBG, acaba por ter o melhor dos dois mundos, num universo recheado de diversidade de táticas, personagens, armamento e uma movimentação que oferece possibilidades incríveis!
Dying Light: Bad Blood
Plataformas: PC, Playstation 4, Xbox One
É uma perspectiva diferente de jogos battle royale por comparação aos que anteriormente descrevemos.
Ao contrário dos concorrentes, em Dying Light o jogador não só está em combate contra os restantes jogadores, como também contra o ambiente, isto é, enormes quantidades de zombies que andam pelo mapa a tentar impedir que o jogador atinja o seu objectivo.
É mais negro e feito para uma audiência diferente, mas nem por isso deixa de ser uma estrela entre os videojogos do género.