Pode não ter a imponência da Liga dos Campeões, mas a Liga Europa continua a ser uma das competições mais fascinantes do futebol europeu, com as suas múltiplas surpresas, equilíbrio constante e equipas de países menos fortes a chegar a rondas adiantadas.
Estas são as nossas previsões para os quartos-de-final da competição.
Lembra-te que estas previsões são sempre baseadas em análises dos nossos eventos favoritos e não são promessas de ganhos!
Portanto, joga sempre de forma responsável e com moderação.
Arsenal X Slavia Praga
Vamos começar pelo óbvio – a equipa inglesa é muito mais poderosa e talentosa do que os campeões checos.
Agora, a questão é: isto é o mesmo que dizer que são claramente favoritos? Nem por isso.
Para começar, o Slavia já deixou pelo caminho o Nice, o Rangers e o Leicester!
Duas equipas britânicas, ambas a fazer excelentes épocas e muito mais favoritas que os homens de Praga.
No campeonato checo, o Slavia leva já 14 pontos de avanço sobre o segundo classificado, pelo que todas as atenções estão concentradas na Europa League.
Entre Sima, Deli, Stanciu e Provod, o Slavia tem uma das equipas mais talentosas do leste europeu pós-Zenit de Dick Advocaat.
No lado do Arsenal, são conhecidas as virtudes e defeitos da equipa de Arteta.
Há talento, há um bom trabalho do técnico basco, mas também há momentos em que a juventude e as lacunas do plantel vêm ao de cima e perdem jogos aparentemente fáceis. Depois, ainda há que contar com o facto das equipas ingleses não valorizarem esta competição.
Isso chega para o Slavia causar surpresa?
Prognóstico Arsenal X Slavia Praga: o Slavia vai dar luta e tornar esta numa eliminatória fascinante, mas o Arsenal conseguirá ultrapassar os checos. Arteta, ao contrário de outros técnicos, valoriza imenso a competição.
Granada X Manchester United
A fazer uma época absolutamente tranquila na La Liga e depois de eliminar o Napoli, não há como não ter este Granada em conta nos quartos-de-final da Europa League.
O futebol da equipa de Diego Martínez raramente é bonito, mas produz resultados inquestionáveis.
Do lado do Manchester United, e embora a época não seja recheada de títulos, também não há como negar uma tendência de evolução – a equipa defende e ataca melhor do que há dois anos, a exigência e os níveis de concentração subiram bastante e os jogadores decisivos raramente deixam de aparecer.
Serão jogos interessantes, sendo de esperar que os ingleses assumam o domínio da bola e da criação de oportunidades, ao passo que o Granada procurará fazer das tripas coração para passar a eliminatória sem olhar a notas artísticas.
Prognóstico Granada X Manchester United: Manchester United para passar às meias-finais. A presença de jogadores como Bruno Fernandes e Rashford, talentos enormes que são também excelentes profissionais, deve ser decisiva.
Ajax X AS Roma
Dois dos clubes mais bonitos da Europa do futebol encontram-se naquela que será a eliminatória mais interessante destes quartos-de-final da Liga Europa.
Paulo Fonseca e Erik Ten Hag são dois treinadores com uma visão criativa do jogo, que privilegiam o ataque organizado e o bom futebol.
Dentro de campo, muito talento junto: Antony, Zaniolo, Tadic, Mkhitaryan, Gravenberch, Pellegrini, entre muitos outros.
O Ajax tem muito melhores resultados internos, mas também uma liga muito menos competitiva.
A Roma, que na Serie A não tem propriamente estado em alta, passou sem dificuldades pelo SC Braga e Shaktar nas eliminatórias anteriores.
Prognóstico Ajax X AS Roma: Ajax de Ten Hag a passar. A eliminatória será equilibradíssima, mas o trabalho de Ten Hag continua a ser excecional, ano após ano, e o clube de Amesterdão já começa a justificar uma grande conquista europeia.
Dínamo Zagreb X Villarreal CF
No papel, esta é uma eliminatória equilibrada.
O Villarreal é um clube de média dimensão de uma liga de topo europeu, mas o Dínamo continua a ser rei incontestado de um país com muito talento (Croácia) e vem de eliminar o Tottenham de José Mourinho.
Do lado dos croatas, há que estar atento a Orsic, um médio talentoso que faz o que quer dos adversários, Gvardiol (central já contratado pelo RB Leipzig) e a dupla de avançados composta por Gavranovic e Andric.
O Dínamo é uma equipa habituada a dominar jogos e com um ataque bem oleado (tem 64 golos em 26 jogos no seu campeonato).
O Villarreal está a tentar recuperar as grandes noites europeias do início do milénio e está, provavelmente, na sua melhor época pós-Pellegrini.
Entre Parejo, Pau Torres, Moreno ou Chukwueze, estamos a falar de uma equipa de nível europeu.
Mais do que isso, teve de defrontar Dinamo Kiev e RB Salzburgo nas eliminatórias anteriores, equipas em tudo semelhantes do Dínamo Zagreb internamente.
Prognóstico Dínamo Zagreb X Villarreal CF: Villarreal. O facto dos espanhóis controlarem a bola e o ritmo do jogo será demasiado irritante para uma equipa (o Dínamo) habituada a ser um rolo compressor na sua liga nacional.