Ainda antes de falar da qualidade do jogo em si, é impossível abordar Returnal sem mencionar os vários fatores que o tornam especial e criaram o hype à volta deste título.
É a obra mais ambiciosa de sempre da Housemarque, um dos estúdios mais queridos da história dos videojogos, responsável por títulos de culto como Super Stardust e Resogun.
É um roguelike (já explicaremos), mas é muito diferente da maioria dos jogos que têm elementos rogue (Hades ou Dead Cells, como exemplos recentes).
E, mais importante que tudo, é o primeiro grande exclusivo da Playstation 5!
Tendo isto em conta, vamos então tentar perceber se foi efetivamente uma aposta ganha no catálogo da PS5.
Um roguelike que nunca se torna aborrecido
O que é um roguelike?
Esta deve ser a primeira questão de quem não está familiarizado com o termo.
Para simplificar, roguelike refere-se essencialmente à forma aleatória como os níveis do jogo são gerados e à morte “definitiva” da personagem, isto é, sempre que morremos em Returnal, voltamos ao ponto de partida, a nave de Selene, a nossa protagonista que se despenhou no planeta Atropos.
O facto de a cada “run” sermos retornados ao ponto de partida e de perdermos (quase) todo o progresso, pode tornar este tipo de jogos frustrante e repetitivos.
Mas Returnal lida muito bem com este problema.
No total há 6 biomes (níveis) em Returnal, sendo que o jogador regressa sempre às Overgrown Ruins quando morre, no entanto, ao contrário de outros jogos, não é obrigado a lutar com todos os bosses que marcam cada uma das passagens de nível, nem mesmo explorar esses níveis por inteiro.
Para além disto, o facto dos níveis em si serem gerados de forma aleatória e de terem bastantes áreas para explorar, faz com que cada tentativa de progredir em Returnal tenha sempre um fator de novidade e não caia no aborrecimento – há inimigos novos, upgrades ao nosso fato e armas, alguns deles permanentes e, inclusive, novo lore e elementos ligados à narrativa para descobrir.
Gráficos e performance next-gen
Não poderíamos falar de Returnal e do sucesso desta aposta da Sony como primeiro grande jogo da PS5, sem falar dos seus gráficos e da sua capacidade de pôr em prática os atributos da nova consola Playstation.
Neste teste, Returnal passa com grande distinção.
Começando pela parte técnica, este é um dos únicos jogos a correr em 4K, a 60fps (frames por segundo) e a utilizar a muito antecipada tecnologia de ray tracing, que permite melhorar bastante os efeitos de luz e a sua interação com os restantes elementos nos videojogos.
Na prática, Returnal é um jogo de uma beleza absolutamente incrível.
Entre os efeitos de luz – para os quais contribui o tal ray tracing -, as cores, a fluidez das animações e todo o detalhe nos inimigos, cenários e nas próprias armas e itens que vão surgindo ao longo do jogo, estamos claramente perante um jogo next-gen.
Returnal, um grande sucesso ou um jogo de culto?
Neste momento, é ainda difícil avaliar qual o verdadeiro impacto deste lançamento no presente e, também, no futuro da vida da PS5.
Ao fim de quase duas semanas no mercado, os números de vendas de Returnal são bastante encorajadores para um jogo que não tem o nome, marketing ou história de outros lançamentos da PS5 como foi o caso de Demon Souls ou Spider Man: Miles Morales.
Por outro lado, o jogo saiu rapidamente do top-10 de vendas em algumas regiões mundiais, depois de ter entrado diretamente para o topo das listas na primeira semana.
A verdade é que Returnal nunca seria, desde logo, um jogo do qual pudéssemos esperar recordes de vendas: a Housemarque é um estúdio com história mas totalmente novo nestas andanças, a Playstation 5 contínua a não vender tanto como podia, devido aos problemas de stock e apesar de ser, efetivamente, um shooter, este não é um jogo com mecânicas viradas para os jogadores mais casuais.
Posto isto, achamos indiscutível que esta foi uma aposta ganha por parte da Sony.
A receção da crítica e do público foi bastante boa, o jogo conseguiu claramente mostrar toda a capacidade da PS5 em ação e, só por isso, Returnal já é um grande sucesso.
Ficamos a aguardar por mais apostas entusiasmantes como esta ao longo desta geração de consolas![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]