Tudo o que saber sobre o Six Nations 2025
A competição desportiva mais antiga da Europa
É a 31 de janeiro que se inicia mais uma edição do Six Nations. Este é o torneio mais antigo da Europa e um dos mais importantes do Rugby a nível mundial. A maior competição de Rugby europeu une 6 das melhores seleções numa corrida ao prestigiado troféu, que é cada vez mais competitiva.
A história do Torneio das 6 Nações começa em 1883, mas inicialmente com o nome de Home Nations , e incluía apenas os quatro estados membros do Reino Unido: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda. Em 1910, a França foi convidada a juntar-se à competição e em 2000 a Itália entrou na corrida, dando origem ao nome atual do torneio.
Mas afinal como funciona o formato do Six Nations? Cada edição tem um total de 15 jogos, em que uma equipa enfrenta as outras cinco uma vez. A cada jogo são atribuídos 4 pontos para vitórias e 2 para empates. Há ainda a possibilidade de conseguir pontos bónus. Se uma equipa atingir 4 ou mais ensaios, recebe 1 ponto. A equipa que perder o jogo pode receber 1 ponto bónus se a sua margem de derrota for 7 pontos ou menos. Se uma das nações conseguir ganhar os seus 5 jogos, recebe ainda 3 pontos extra por ter atingido um Grand Slam.
Cada edição tem um total de 15 jogos, em que uma equipa enfrenta as outras cinco uma vez. Para que não te escape nenhum jogo, listámos as datas dos confrontos:
31 de janeiro: França x Wales
01 de fevereiro: Escócia x Itália e Irlanda x Inglaterra
08 de fevereiro: Itália x Wales e Inglaterra x França
09 de fevereiro: Escócia x Irlanda
22 de fevereiro: Wales x Irlanda e Inglaterra x Escócia
23 de fevereiro: Itália x França
08 de março: Irlanda x França e Escócia x Wales
09 de março: Inglaterra x Itália
15 de março: Itália x Irlanda , Wales x Inglaterra e França x Escócia
Equipas e principais jogadores do Six Nations 2025
Historicamente, a nação com mais vitórias é a Inglaterra, que já ganhou a competição 29 vezes. A equipa conta com estrelas como Will Stuart e Ellis Genge, assim como novos talentos como Fin Baxter e Asher Opoku-Fordjour. No entanto, a última equipa a trazer o troféu para casa foi a Irlanda. Nomes como Jack Crowley e Dan Sheehan já são conhecidos, mas Sam Prendergast também promete dar que falar nesta edição.
No caso da França, a surpresa do ano poderá ser Gaël Dréan, que tem estado em ótima forma no RC Toulonnais. Outros nomes a ter em conta são Thomas Ramos, o melhor marcador da última edição, e Antoine Dupont, que está de regresso ao torneio. Já para o País de Gales, as estrelas em ascensão são Tom Rogers e o colega Aaron Wainwright.
Desde a era do Six Nations, que começou em 2000, só existem dois países sem títulos: Itália e Escócia. A equipa italiana este ano conta com nomes como Tommaso Menoncello e Paolo Garbisi, que foi o melhor marcador da equipa em 2024. Já o capitão da equipa escocesa, Finn Russell, vai estar acompanhado por estrelas como Duhan van der Merwe e Ali Price.
Prognóstico: os favoritos à vitória
Depois de vencer o Torneio das 6 Nações por duas vezes consecutivas, a Irlanda vai estar à procura de consolidar o seu título como melhor equipa do mundo e é uma clara favorita ao troféu. Os Irlandeses entram na competição como segundos classificados no ranking mundial, logo depois da África do Sul.
No entanto, prevê-se que a equipa mais perto de roubar o título à Irlanda seja a França. A verdade é que os Les Bleus têm estado em ótima forma e venceram recentemente a seleção da Nova Zelândia. No entanto, o jogo entre as duas nações vai ser em Dublin, dando a vantagem da casa à equipa irlandesa.
O Jogo Começa aos 30
E que tal desfrutares de cada ensaio, remate e corrida com emoção extra?
Aproveita o torneio da Seis Nações para apostares em Rugby e ganhares 300% até 30€ em Free Bets com o Free Bet Club na Solverde.pt.
Com mercados como o resultado final, handicap, total de pontos, ensaios ou até nos principais marcadores, vais poder apostar nas tuas estrelas favoritas ao longo do torneio.
Faz as tuas apostas múltiplas na edição de 2025 e já sabes, quem ganha és sempre tu!