O SuperBowl é um dos maiores eventos desportivos do mundo e, pese embora diga respeito a um desporto que não é muito praticado fora dos Estados Unidos, tem ganho cada vez mais fãs ao longo dos últimos anos.
Para que ninguém fique de fora e possa aproveitar ao máximo a noite do próximo dia 7 de Fevereiro, escrevemos um guia curto para saberem aquilo a que devem estar atentos.
Parte I: As regras do Futebol Americano, de forma muito simples
O tempo de jogo: são quatro períodos de 12 minutos. Se no fim do tempo regulamentar existir um empate, segue-se um prolongamento que dura até que alguma das equipas faça pontos.
A lógica do jogo: as duas equipas vão tentando conquistar terreno até chegarem à outra ponta do campo, a chamada endzone.
No futebol americano não há balizas, o objetivo é mesmo ultrapassar a linha de fundo com a bola na mão, marcando assim um touchdown.
A outra forma de fazer pontos é, como no rugby, pontapeando a bola de forma a que ela passe entre as duas traves altas colocadas na endzone.
Um touchdown vale 6 pontos (com a possibilidade de mais 1 ponto, através da conversão de um pontapé entre as traves, após o touchdown) e um pontapé entre as traves vale 3.
Para chegar ao outro lado do campo, as regras são simples – o jogo funciona por turnos e a equipa que está a atacar tem 4 oportunidades para avançar 10 jardas, desde o ponto em que o seu turno de ataque começou.
Se avançarem mais de 10 jardas, então voltam a ter outras 4 chances para avançar mais 10 jardas e assim sucessivamente, até conseguirem o touchdown.
Se não conseguirem avançar 10 jardas nas 4 tentativas, perdem a bola e passa a ser o adversário a atacar.
Em campo, estão sempre 22 jogadores, 11 de cada equipa. A grande diferença para o futebol “normal” é que os 11 jogadores que defendem não são os mesmos 11 que atacam.
O Quarterback, o jogador de quem vão ouvir falar mais vezes, é uma espécie de organizador de jogo cuja função é decidir que jogadas a equipa vai fazer – se vai tentar um passe para um colega, ou entregar a bola a outro colega para que corra com ela, sem a passar.
Normalmente os quarterbacks são jogadores extremamente inteligentes, com uma visão de jogo extraordinária e uma capacidade superlativa para lançar a bola para bem longe e com a pontaria certeira.
Parte II: As equipas deste SuperBowl
O SuperBowl é a grande final do campeonato da NFL. Durante a época, as equipas estão divididas em 2 conferências (Este e Oeste) e, depois dos jogos da fase regular, encontram-se num playoff (fase a eliminar) até que é encontrada a equipa finalista de cada uma das conferências.
Essas equipas encontram-se neste grande jogo e, quem vencer, é coroado campeão da NFL.
Este ano o confronto é entre os Tampa Bay Buccaneers, que estiveram apenas uma vez no SuperBowl, em 2002, tendo ganho o troféu e os Kansas City Chiefs, que são os atuais campeões.
A equipa da Tampa é das menos populares da liga, mas conseguiram este ano contratar aquele que é, provavelmente, o melhor jogador de futebol americano de todos os tempos, Tom Brady.
Brady, o quarterback da equipa da Florida, conseguiu contra todos os prognósticos levar a equipa até ao último jogo e, apesar de serem o underdog, ninguém quer apostar contra o homem que tem mais troféus na história da NFL.
Do outro lado estão os Kansas City Chiefs, atuais campeões e que estiveram apenas em dois SuperBowl na sua história – no de 1970 e no de 2020, saindo vencedores em ambas ocasiões.
Os Chiefs eram uma equipa em declínio até há poucos anos, quando conseguiram contratar um jovem chamado Patrick Mahomes, um quarterback que pode conseguir o seu segundo SuperBowl ao fim de apenas 4 anos na liga.
O confronto entre Brady e Mahomes é, portanto, o confronto entre a velha guarda do futebol americano e o futuro do desporto, representado por Mahomes, que ameaça pulverizar recordes durante a sua carreira.
Parte III: E o espetáculo do intervalo?
Há dois momentos sempre icónicos no SuperBowl e que nada têm que ver com o desporto. São eles o momento em que se canta o hino dos Estados Unidos da América e o concerto de música que acontece ao intervalo.
As maiores estrelas musicais de todos os tempos passaram pelo Superbowl, seja num momento ou no outro.
Este ano o hino será cantado por Eric Church, uma estrela emergente da música country. Ao intervalo, podem esperar entre 20 a 30 minutos de uma performance épica do cantor The Weeknd.
Quando é que vamos poder assistir ao Superbowl?
O Superbowl de 2021 vai disputar-se domingo, dia 7 de fevereiro, às 23:30h, hora portuguesa, sendo que normalmente o jogo dura até perto das 4 da madrugada.
As segundas-feiras após o Superbowl são sempre cansativas, mas podemos garantir que se há dias em que vale a pena o pouco sono, este é um deles.