O SuperBowl é um dos maiores eventos desportivos do mundo. Ainda que seja um desporto não muito praticado fora dos Estados Unidos, tem ganho cada vez mais fãs ao longo dos últimos anos. O ano passado falamos-te do SuperBowl 2021, agora é tempo de ver o próximo.
Para que ninguém fique de fora e possa aproveitar ao máximo a noite do próximo dia 13 de Fevereiro, escrevemos um guia curto para saberes aquilo a que deves estar atento.
As regras do Futebol Americano para totós
O tempo de jogo: são quatro períodos de 12 minutos. Se no fim do tempo regulamentar existir um empate, segue-se um prolongamento que dura até que alguma das equipas faça pontos.
A lógica do jogo: as duas equipas vão tentando conquistar terreno até chegarem à outra ponta do campo, a chamada endzone.
No futebol americano não há balizas, o objetivo é mesmo ultrapassar a linha de fundo com a bola na mão, marcando assim um touchdown.
A outra forma de fazer pontos é, como no rugby, pontapeando a bola de forma a que ela passe entre as duas traves altas colocadas na endzone.
Um touchdown vale 6 pontos (com a possibilidade de mais 1 ponto, através da conversão de um pontapé entre as traves, após o touchdown) e um pontapé entre as traves vale 3.
Para chegar ao outro lado do campo, as regras são simples – o jogo funciona por turnos e a equipa que está a atacar tem 4 oportunidades para avançar 10 jardas, desde o ponto em que o seu turno de ataque começou.
Se avançarem mais de 10 jardas, então voltam a ter outras 4 chances para avançar mais 10 jardas e assim sucessivamente, até conseguirem o touchdown.
Se não conseguirem avançar 10 jardas nas 4 tentativas, perdem a bola e passa a ser o adversário a atacar.
Em campo, estão sempre 22 jogadores, 11 de cada equipa. A grande diferença para o futebol “normal” é que os 11 jogadores que defendem não são os mesmos 11 que atacam.
O Quarterback, o jogador de quem vais ouvir falar mais vezes, é uma espécie de organizador de jogo. A função é decidir que jogadas a equipa vai fazer – se vai tentar um passe para um colega, ou entregar a bola a outro colega para que corra com ela, sem a passar.
Normalmente os quarterbacks são jogadores extremamente inteligentes, com uma visão de jogo extraordinária e uma capacidade superlativa para lançar a bola para bem longe e com a pontaria certeira.
As equipas do SuperBowl LVI
O SuperBowl é a grande final do campeonato da NFL. Durante a época, as equipas estão divididas em 2 conferências (Este e Oeste). Depois dos jogos da fase regular, encontram-se num playoff (fase a eliminar) até que é encontrada a equipa finalista de cada uma das conferências.
Essas equipas encontram-se neste grande jogo e, quem vencer, é coroado campeão da NFL.
Este ano, no SuperBowl LVI, estarão frente a frente os Los Angeles Rams e os Cincinnati Bengals.
Nenhuma das equipas era minimamente favorita a cá chegar, especialmente quando no caminho para este jogo tiveram de eliminar Tom Brady (o melhor jogador de todos os tempos), Aaron Rodgers (outro dos melhores de sempre) e Patrick Mahomes (basicamente alguém que é visto como o Tom Brady 2.0).
Os Rams não estão no SuperBowl desde 2018 e só venceram a competição por uma única vez, em 1999. Já os Bengals nunca venceram a competição. Esta é apenas a 3ª vez que chegam à final, sendo que a última delas foi há já 34 anos.
Para se ter noção da surpresa, esta é a primeira vez desde 1975 em que o SuperBowl é disputado por duas equipas que não terminaram no top-3 das suas conferências. Eram underdogs à partida e chegam como underdogs à final.
Há um ligeiro favoritismo para os Rams. São uma equipa que tem tido boas épocas na última década. Matthew Stafford, o quarterback, tem muita experiência e tem mostrado ser merecedor de ser o patrão de uma equipa que termina com anéis nos dedos.
Do outro lado, nos Bengals, há todo um conto de fadas à espera de acontecer. A equipa nunca venceu um SuperBowl, não está neste jogo desde os anos 80 e tem um quarterback com apenas 2 anos de experiência. Joe Burrow, o tal quarterback, foi escolhido na primeira posição do draft em 2020 e não demorou a confirmar o futuro brilhante que lhe era vaticinado.
Ganhe quem ganhar, a surpresa está garantida, mas se forem os Bengals será mesmo um marco histórico.
E o espetáculo do intervalo?
Há dois momentos sempre icónicos no SuperBowl e que nada têm que ver com o desporto. São eles o momento em que se canta o hino dos Estados Unidos da América e o concerto de música que acontece ao intervalo.
As maiores estrelas musicais de todos os tempos passaram pelo Superbowl, seja num momento ou no outro.
Este ano o hino será cantado por Mickey Guyton, músico country. Ao intervalo, podem esperar cerca de meia-hora de um espectáculo inigualável de hip-hop – no palco vão estar Snoop Dogg, Eminem, Kendrick Lamar, Mary J. Blige e Dr. Dre.
São mais do que razões para assistires, no mínimo, ao intervalo do jogo.
Quando é que vamos poder assistir ao Superbowl?
O Superbowl de 2022 vai disputar-se domingo, dia 13 de fevereiro, às 23:30h, hora portuguesa, sendo que normalmente o jogo dura até perto das 4 da madrugada. Em Portugal, podes ver o jogo na ELEVEN, que a partir das 22h00 terá uma emissão especial NFL ELEVEN Super Bowl LVI.