Finalmente chegámos ao verão! Sol, praia, esplanadas… e videojogos?!
Sim, é verdade que por norma, o último trimestre do ano é a época de lançamentos mais aguardada por todos os gamers, no entanto, o verão costuma trazer muitas boas surpresas e este ano não parece ser diferente.
Depois de um primeiro trimestre que viu muitos jogos serem cancelados, a primavera trouxe-nos o primeiro grande exclusivo next-gen com o fantástico Returnal , um clássico instantâneo do co-op em It Takes Two, o novo Resident Evil: Village e, já em junho, jogos como Ratchet and Clank: Rift Apart ou Guilty Gear -Strive-.
Pois bem, os lançamentos do verão não parecem querer ficar atrás e há jogos para todos os gostos prestes a chegar. Estes são os nossos 5 mais aguardados!
The Ascent
Plataformas: Xbox Series X/S, Xbox One, PC
Data de lançamento: 29 de julho
Se pensavam que o lançamento conturbado e consequente polémica à volta de CyberPunk 2077 era o suficiente para parar o tema, desenganem-se!
The Ascent é um RPG de ação com uma temática cyberpunk, passado num futuro distópico, num mundo conhecido como Veles e controlado por um monopólio corporativo, o The Ascent Group. Familiar, certo?
O que talvez não seja tão familiar é a jogabilidade prometida em The Ascent. O jogo é apresentado numa perspetiva de cima para baixo (isométrica, para ser mais preciso), onde os jogadores usam armas para disparar de forma multidirecional. Embora fulcral para o jogo, isto é onde começa e acaba qualquer referência retro em The Ascent.
Como é habitual em role-playing games, vais poder customizar a tua personagem, não só com habilidades que impactam a jogabilidade, mas também visualmente – sempre com elementos muito futuristas, como armaduras ou capacetes e recurso a cyberware.
Com grafismos next-gen (nas versões PC e Xbox Series X/S, claro), uma jogabilidade diferente do habitual e um tema que promete dar que falar, The Ascent tem tudo para ser o primeiro grande sucesso da Microsoft em 2021.
Psychonauts 2
Plataformas: PC, Xbox One, PS4
Data de lançamento: 25 de agosto
O primeiro Psychonauts foi imediatamente um jogo de culto, um clássico desconhecido de muitos, mas amado por tantos outros que se renderam à sua originalidade, diversão e criatividade.
O jogador controla Raz, a personagem principal, no que aparentemente é só mais um jogo de plataformas. Mas rapidamente se percebe que há muito mais em Psychonauts, a começar pelo incrível cenário do campo de férias de Rock em que Raz está, mas também os poderes que este acaba por ganhar e utilizar enquanto investiga um esquema sinistro no decorrer de uma história muito divertida.
Em Psychonauts 2, Raz volta a ser o protagonista que controlamos e a história começa imediatamente após o final do primeiro jogo. Esperam-se mais aventuras criativas, com cenários muito coloridos, uma banda sonora incrível e o humor inteligente que caracterizou o primeiro jogo.
No More Heroes 3
Plataformas: Nintendo Switch
Data de lançamento: 27 de agosto
Depois de um adiamento relacionado com a Covid-19, No More Heroes está finalmente de volta!
Uma das séries mais aclamadas pela crítica e com maior legado de fãs fora dos habituais nomes grandes da Nintendo, os dois primeiros jogos foram entradas de culto no catálogo original da Nintendo Wii.
Agora, mais de uma década depois, Nome Heroes 3 promete mais da mesma fórmula que tornou os originais num sucesso. Os jogadores voltam ao papel do assassino Travis Touchdown, num hack and slash com grafismos retro e anime. Com a missão de salvar a terra de uma invasão alienígena, o nosso protagonista volta a recorrer à sua Beam Katana para desferir combos incríveis e derrotar cada um dos seus adversários.
No More Heroes 3 marca o regresso da série a um formato open-world e promete conquistar novos fãs que procurem um jogo de ação em grande estilo!
Life is Strange: True Colors
Plataformas: PS5, PS4, PC, Xbox Series X, Xbox One, Stadia
Data de lançamento: 10 de setembro
A nova aventura da série Life is Strange está quase a chegar.
Depois do sucesso de Life is Strange: Before the Storm, o estúdio Deck Nine volta a ser responsável pelo lançamento de mais uma aventura gráfica neste universo.
Para quem não conhece as edições anteriores, é importante mencionar que a série Life is Strange é composta por jogos em episódios, onde a jogabilidade como é hábito neste género é bastante simples, focando-se na inspeção de elementos do cenário e comunicação com personagens para resolver puzzles, quests e onde todas as decisões tomadas têm impacto no desenrolar da história, a verdadeira protagonista de cada aventura.
Em Life is Strange: True Colors, os jogadores são colocados na pele de Alex Chen, uma jovem com um passado conturbado e uma infância vivida entre famílias adotivas que se reúne com o irmão, apenas para o ver morrer num acidente misterioso, pouco tempo depois. Com a ajuda de poderes empáticos para ler e manipular os seus suspeitos, a história de True Colors foca-se na investigação de Alex sobre o que aconteceu ao seu irmão.
Deathloop
Plataformas: PS5 (Exclusivo temporário), PC
Data de lançamento: 14 de setembro
Sucessor espiritual da série Dishonored, a mais recente obra do estúdio Arkane Lyon, Deathloop tem desde logo um legado de respeito a carregar.
O título do jogo, alusivo a um ciclo repetitivo e mortal, é exatamente aquilo que vamos encontrar no desenrolar da história. Deathloop coloca-nos na pele de Cole, um assassino preso numa espécie de Groundhog Day em Black Reef, uma misteriosa ilha onde todos os habitantes repetem o dia anterior, todos os dias.
Para escapar, Cole tem de matar 8 alvos num só dia, todos eles também assassinos, conhecidos como os visionários. Os visionários, por sua vez, não gostam do plano e ordenaram à ilha inteira para tentar matar Cole – não parece fácil completares a missão, certo? Para ajudar, cada vez que morres e começa um novo loop, podes manter as armas e outros utilitários do dia anterior.
Para além da ilha de Black Reef que parece fazer lembrar algumas zonas de Dunwall ou Karnaca, localizações da série Dishonored, também as habilidades de Cole são semelhantes ao à anterior série da Arkane Lyon. Um jogo para manter debaixo de olho por todos e obrigatório para os fãs do trabalho do estúdio Francês!