Ronaldinho, Ronaldo Nazário, Neymar… do Brasil para o mundo! Anos depois, o campeonato brasileiro continua a ser uma garantia de talento e de futebol espetáculo. Se não conheces, trazemos-te 5 motivos que te vão convencer a acompanhar um dos principais campeonatos sul-americanos.
Velhos conhecidos dos portugueses 🇵🇹
Não te admires se tiveres um ‘dejá-vu’ quando assistires aos primeiros jogos. O Brasileirão é um campeonato repleto de caras conhecidas dos portugueses e desengane-se quem acha que são figuras de segundo plano.
O grande destaque vai para Abel Ferreira, que assumiu o comando técnico do Palmeiras em 2020.
218 jogos depois, são 128 vitórias, 1 Campeonato Brasileiro, 1 Taça do Brasil, 1 Super Copa, 2 Libertadores e 1 Recopa Sudamericana no seu currículo, valendo-lhe merecidamente o título de melhor treinador em solo brasileiro.
No entanto, Abel não é a única cabeça de cartaz. Há ainda António Oliveira (Cuiabá), Luís Castro (Botafogo), Pedro Caixinha (Red Bull Brigantino), Pepa (Cruzeiro) e Renato Paiva (Bahia) no comando técnico de equipas brasileiras.
Dentro das quatro linhas o cenário não muda.
Jogadores como Gabigol (ex-SL Benfica), Hulk e Tiquinho Soares (ambos ex-FC Porto) são as referências de ataque das suas equipas e algumas das principais figuras do campeonato. Mas há mais: Gabriel Pires, Deyverson, Geromel…
Joga bonito 🌟
O Brasil sempre foi uma autêntica ‘cantera’ de talentos, sendo o berço de alguns dos maiores jogadores da história.
Anos depois, a fonte não parece cessar e todos anos surgem novas promessas. Este ano, há dois talentos impossíveis de passar despercebidos: Vítor Roque, Athletico-PR, e Endrick, do Palmeiras.
Estes dois jovens pontas-de-lança, com capacidade para flutuar pelas zonas laterais do ataque, demonstram uma maturidade acima da média para a idade e não se escondem nos momentos decisivos, mostrando faro de golo e uma capacidade de finalização ao alcance de poucos.
Se a qualidade não fosse suficiente por si só para comprovar os seus talentos, pouco mais há a dizer quando, aos 18 e 16 anos de idade, ambos têm já garantida a transferência dos seus serviços para o Barcelona e Real Madrid, respetivamente.
Este campeonato é então a oportunidade perfeita para acompanhar a ascensão destes dois talentos (e de tantos outros) antes de brilharem nos grandes palcos da Europa.
The Last Dance 👑
Mas não é só de jovens talentos que é feito o Brasileirão. Algumas das maiores figuras da última década voltaram a casa, numa última dança antes da despedida dos relvados.
Marcelo, um dos melhores laterais da história, voltou a casa dezasseis anos e uma carreira de alto nível depois para defender as cores do tricolor.
Fernandinho é um outro exemplo. Após anos de sucesso por Manchester, o trinco canarinho regressou a casa para representar as cores do Furacão, trazendo liderança, experiência e qualidade a um dos projetos mais entusiasmantes do Brasil.
Embora não seja propriamente um regresso a casa, Luis Suárez merece também destaque.
O camisola ‘9’ decidiu continuar a sua carreira pelo Grémio, tendo marcado 3 golos em apenas 37 minutos na sua estreia, mostrando que quem sabe nunca esquece. O início foi prometedor, mas há rumores de uma possível despedida dos resultados em breve.
O Brasileirão dá-te, assim, a oportunidade de acompanhar os possíveis últimos jogos deste e de tantos outros jogadores históricos.
Grandes jogos, dentro e fora do campo ⚔️
Se gostas das emoções fortes de um jogo grande, então o Brasileirão é a tua cara.
Casa de alguns dos maiores clássicos do mundo, o campeonato brasileiro está repleto de rivalidades responsáveis por autênticas batalhas dentro e fora do campo.
De entre os chamados ‘clássicos’, há dois que merecem destaque: Flamengo x Fluminense e Grémio x Internacional.
O Fla x Flu é um velho clássico que remete a uma antiga cisão dentro da própria Fluminense, que levou ex-jogadores para o lado do Mengão, originando uma forte animosidade entre os dois clubes.
O relevo deste jogo levou a que fosse considerado, a partir de 2012, património imaterial do Rio de Janeiro.
Já o GreNal, como é conhecido em solo canarinho, é provavelmente o duelo mais acirrado, movido sobretudo por motivos territoriais, já que partilham o mesmo Estado.
Aposta Bonito ⚽
Para os fãs de apostas desportivas, o Brasileirão pode ser um campeonato muito interessante.
Por ser um campeonato muito longo, com vários jogos internacionais pelo meio (devido a competições como a Libertadores), as equipas tendem a explorar a profundidade do seu plantel e a abdicar de certos jogos para garantir bons resultados em determinadas competições.
Esta necessidade de gerir o plantel cria oportunidades de aposta com valor.
Basta estares atento e, caso acompanhes este campeonato com alguma regularidade, verás que é algo mais frequente do que imaginas.
Além disso, é uma boa alternativa aos campeonatos europeus enquanto estes não recomeçam.
O melhor é que na Solverde.pt poderás desfrutar de boosts diários com as Power Odds e de mais de uma centena de mercados em cada jogo!