Agosto é sol, calor, praia e regresso da época desportiva na maioria das principais modalidades ocidentais.
Terminou o Euro, o Tour e a NBA, mas estará de regresso o futebol, há Grand Slam no ténis e os desportos motorizados estarão em força!
Futebol
Agora que o Euro terminou há já quase 1 mês e que a pré-época já está perto do fim, todos os grandes campeonatos regressam no mês de agosto, conjuntamente com as Supertaças de cada país.
Na Liga Portuguesa, a 1ª jornada acontece já no fim-de-semana entre 6 e 8 de agosto.
No fim-de-semana seguinte há logo jogo grande, com o Braga e Sporting a reeditarem o duelo da Supertaça.
Antes do fim do mês, nos últimos dias de agosto, o duelo do Minho, entre Braga e Vitória de Guimarães.
A Premier League só regressa a meio de agosto, mas logo com muitos jogos apetecíveis.
Tottenham e City defrontam-se a 15 de agosto, Arsenal e Chelsea a 22, Man City e Arsenal a 28, no mesmo dia de um Liverpool X Chelsea.
Antes de tudo isto, no dia 7, há a Supertaça entre Leicester e Manchester City.
Na Europa Central, e na mesma semana da Premier League, regressa a Bundesliga e abre logo com um Gladbach X Bayern no dia 13.
No dia 17 joga-se a Supertaça Alemã entre Bayern e Dortmund. Antes do mês terminar, no dia 29, o Leipzig de André Silva vai até ao terreno do Wolfsburg.
Em França, 1 de agosto é logo dia de Supertaça entre PSG e Lille, com ambas as equipas a reeditarem o duelo da reta final do campeonato.
A Ligue 1 regressa uma semana depois, com um Troyes X PSG no dia 8. Destaque nos últimos dias do mês para um clássico fascinante do futebol francês, com o Marselha a receber o St-Étienne.
É também durante o mês de agosto que se discute o acesso à Liga dos Campeões.
Benfica e Spartak discutem uma das vagas a 4 e a 10 de agosto, primeiro em Moscovo e depois na Luz. Na semana seguinte há a última pré-eliminatória.
Na Liga Europa, onde está o Braga, o apuramento discute-se a 5 e 12 de agosto. O clube português, com apuramento direto, não está envolvido nestas eliminatórias.
Na Conference League, o Santa Clara e o Paços de Ferreira disputarão uma eliminatória a duas mãos com adversário ainda a conhecer e tudo durante o mês de agosto.
A fechar, nota ainda para o jogo da Supertaça Europeia, que vai opor Villarreal e Chelsea, em Belfast, no dia 11 de agosto.
Ténis
Ainda que termine apenas no início de Setembro, o US Open começa a 24 de agosto.
O grande destaque do torneio vai para Djokovic, que poderá ser o primeiro tenista a vencer no mesmo ano os 4 principais torneios mundiais nas últimas 2 décadas.
A juntar a isso, se o sérvio vencer mesmo o US Open, vai tornar-se o tenista com mais títulos Grand Slam de todos os tempos.
Ainda durante agosto, destaques para os Masters 1000 do Canadá (de 9 a 15 de agosto) e Cincinnati (de 15 a 22 de agosto), ambos em hard court e que servem como preparação final para o US Open.
Desportos Motorizados
A F1, que já estava ao rubro, ficou no seu estado mais dos últimos – muitos – anos.
Em agosto há mais duas provas para o circuito mundial. A abrir o mês, logo no dia 1, há o GP da Hungria, em Hungaroring.
A fechar agosto, no dia 29, temos o GP da Bélgica no mítico traçado de Spa-Francorchamps. Ambas as provas ocorrem às 14:00 de um Domingo, como é costume.
O WRC também estará de volta, com a Bélgica a receber a 8ª prova do Campeonato do Mundo de Rallies, entre 13 e 15 de agosto. agosto é, quiçá, o mês mais ocupado para Miguel Oliveira e as demais estrelas de Moto Gp.
A 8 de Agosto os motociclistas vão até à Áustria para disputar o GP da Estíria.
No fim-de-semana seguinte, a 15 de agosto, o mesmíssimo traçado vai receber o GP da Áustria e a 29 de Agosto é a vez de Silverstone receber as motas mais potentes do planeta para o GP da Grã-Bretanha.
Outros destaques
Para os amantes de Hóquei no Gelo há o Hall of Fame Game, que vai opor Dallas Cowboys aos Pittsburgh Steelers, a 5 de agosto, no Ohio.
O English Open de golfe vai decorrer de 12 a 15 de agosto na Inglaterra e a Especial do Loch Ness em ciclismo vai ter lugar a 22 de agosto, em Inverness.
Destaque ainda para os Paralímpicos de Tóquio, que começam a 24 de agosto e com uma participação portuguesa fortíssima.